Tocando:

Rádio 97Web

Guarujá inclui pesquisa larvária em ações contra a dengue nesta semana

Escrito por em 14 de junho de 2021

De segunda à sexta-feira (14 a 18), oito bairros receberão agentes de controle de endemias; além das visitas, quatro regiões serão submetidas à avaliação larvária

Em Guarujá, os agentes de controle de endemias iniciam mais uma semana de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Eles percorrerão, desta segunda (14) à sexta-feira (18), oito bairros. São eles: Jardim Boa Esperança e Pae Cará, no Distrito de Vicente de Carvalho; além de Santa Rosa lll, Perequê, Santa Cruz dos Navegantes, Vila Júlia, Centro e Cachoeira – os quatro últimos também contarão com pesquisa larvária.

Durante os cinco dias, as equipes atuarão de forma direcionada: um quarto dela fará vistorias casa a casa apenas em um ponto da Cidade. Esta ação engloba a retirada de criadouros e o fornecimento de instruções sobre como os munícipes devem cuidar de lugares com potencial foco para o mosquito depositar seus ovos.

Em paralelo, as demais partes da equipe realizarão a pesquisa larvária e se deslocarão por ruas e avenidas com casos confirmados para eliminar os mosquitos adultos presentes na região. O processo de eliminação é feito por meio de nebulização com maquinários costal e veicular em atividade conhecida como “fumacê” – emissão de nuvens de fumaça com inseticida.

Para que a nebulização ocorra com sucesso, os munícipes devem auxiliar com alguns cuidados, como permanecer dentro de casa no momento da ação, deixar portas e janelas abertas, colocar animais no fundo da casa, cobrir alimentos (inclusive de animais) e utensílios que estiverem em cima do fogão, entre outros.

Pesquisa larvária
A pesquisa larvária consiste na identificação de criadouros do Aedes Aegypti e, consequentemente, na contabilização das larvas que ali haviam. A partir da análise dos quantitativos bairro a bairro, a equipe de combate às endemias consegue mensurar a incidência do mosquito e reforçar as ações de bloqueio com a nebulização.

“Quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus são criadouros perfeitos para o aedes. A falta de atenção e de informação é o que alimentam sua proliferação. Por isso, é imprescindível que os profissionais sejam recepcionados para dar as orientações”, reforça a coordenadora de Combate às Endemias, Ana Lúcia Gama da Cruz.

Sintomas semelhantes

Tanto a dengue quanto a chikungunya podem vir acompanhadas de febre, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Porém, cada uma delas possui características específicas, como a dor atrás dos olhos na dengue. Já a chikungunya pode provocar dor e inchaço nas articulações, como as do tornozelo, joelho e cotovelo.

Os moradores com suspeita de qualquer uma dessas doenças devem procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais próxima da sua casa para orientação e realização do exame de sorologia, pois a ordem das regiões visitadas é mapeada de acordo com o número de notificações.

Como identificar os servidores

Os agentes da Prefeitura utilizam uniforme da cor branca e o supervisor azul marinho, ambos com a seguinte frase na frente: ‘Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá’. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura e, nas costas, a informação: ‘Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue’.

Para informar alguma situação ou tirar dúvidas, a população pode ligar para o canal de denúncias do Município, no número (13) 3341-6569.

Confira o cronograma de ações:

Segunda (14) à sexta-feira (18):

Casa a casa – Pae Cará (Distrito de Vicente de Carvalho)

Máquina Costal – Santa Rosa lll e Jardim Boa Esperança

Pesquisa larvária: Vila Júlia, Centro, Cachoeira e Santa Cruz dos Navegantes

Terça (15) à quinta-feira (17):

Máquina veicular: Perequê e Santa Cruz dos Navegantes

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *