Tocando:

Rádio 97Web

Guarujá inicia cadastro municipal da pessoa com deficiência

Escrito por em 11 de junho de 2021

Objetivo é criar um banco de dados permanente e contínuo com informações reais, que vão servir de base para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a inclusão social

A Prefeitura de Guarujá inicia cadastro municipal da pessoa com deficiência. O objetivo é criar um banco de dados permanente e contínuo com informações reais, que vão servir de base para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a inclusão social. O levantamento faz parte da preparação da Cidade para o futuro censo municipal.

A coleta de dados está a cargo da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Acessibilidade 2020.

Para participar é preciso acessar o site da Prefeitura www.guaruja.sp.gov.br/cadastropcde responder o questionário que aborda o tipo de deficiência, necessidade do uso de órteses, próteses e meios de locomoção. Além de reabilitação, inserção no mercado de trabalho, nível educacional e necessidades de acessibilidade.

De acordo com o último censo do IBGE, realizado em 2010, 26% da população de Guarujá têm algum tipo de deficiência. Nos últimos anos, a Cidade tem buscado implementar e efetivar políticas públicas voltadas à inclusão e à garantia dos direitos.

Ações

Guarujá conta com um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma Comissão Municipal de Acessibilidade e uma Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

Dentre as conquistas está a criação do banco de currículos, com base na lei de cotaspara contratação e inclusão de pessoas com deficiência. Outro passo importante foi a aprovação da Lei Municipal nº 4.376/2017, que obriga os estabelecimentos comerciais de Guarujá a instalarem placas de atendimento preferencial com o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Guarujá instituiu no ano passado, uma Comissão de Políticas Públicas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O grupo é formado por representantes do governo e da sociedade civil e tem a missão discutir e criar políticas públicas para os autistas.

Na área de lazer, os munícipes têm à disposição o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, que funciona na Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa), no bairro Jardim Progresso.

 

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *