Prefeitura de Guarujá

Guarujá institui Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos

today27 de setembro de 2023 9

Fundo
share close

Lei municipal é sancionada e será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos

O prefeito de Guarujá, sancionou a Lei Municipal 5.159/2023, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos – Setembro Verde. A medida será publicada no Diário Oficial de Guarujá desta quarta-feira (27) – Dia Nacional da Doação de Órgãos. A propositura, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada pela Câmara Municipal e a data integrará o Calendário Oficial do Município.

O objetivo é conscientizar os munícipes sobre o tema e estimular atividades de promoção à doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para transplantes. A Prefeitura de Guarujá desenvolverá um cronograma de ações para ser desenvolvido durante a Semana, com palestras educativas, simpósios, atividades recreativas com entidades, associações e hospitais.

O Município se encarregará de orientar a sociedade sobre o assunto, dando publicidade ao tema, utilizando redes sociais, boletins informativos e divulgação na mídia, mostrando os benefícios da doação de órgãos ou realização de transplantes.

Sociedade civil



A sociedade civil será parceira do poder público para sensibilizar a população a respeito da temática alusiva à campanha Setembro Verde. Além das ações promovidas pela Administração Municipal, a Prefeitura também apoiará e incentivará a realização de atividades implementadas pela sociedade civil.

Panorama nacional

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, registra mais de 22 mil transplantes realizados no Brasil em 2022. Deste total, 90% foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério aponta ainda que mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil.

Dois casos de sucesso chamaram atenção da opinião pública recentemente: o transplante de coração para o apresentador Fausto Silva (Faustão) e o depoimento do mineiro Geraldo Fernandes Souza, de 70 anos. Ele é o idoso vivo transplantado mais antigo do Brasil. Há 35 anos, Geraldo recebeu um novo coração após ser diagnosticado com a doença de chagas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

urso-invade-piquenique-de-familia-e-come-tacos-e-enchiladas-no-mexico;-video

G1 Mundo

Urso invade piquenique de família e come tacos e enchiladas no México; VÍDEO

Animal é comum no nordeste do país, onde imagens foram feitas. Urso invade piquenique de família e come toda comida no México Um urso-negro faminto invadiu o piquenique de uma família na segunda-feira (25), no Parque Ecológico Chipinque, nordeste do México, e devorou um monte de tacos, enchiladas e outras comidas levadas pelo grupo. A região é considerada habitat natural do animal. Um membro da família envolvido no encontro disse […]

today27 de setembro de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%