A Guarda Civil Municipal (GCM) ampliou o seu efetivo com o reforço de 75 agentes concursados, totalizando 352 GCMs
Nos últimos anos, a Prefeitura de Guarujá investiu em segurança, a fim de atuar em apoio à Polícia Militar do Estado de São Paulo e garantir o ordenamento da Cidade. A Guarda Civil Municipal (GCM) ampliou o seu efetivo com o reforço de 75 agentes concursados, totalizando 352 GCMs na corporação. Há uma previsão de contratação de novos agentes concursados ainda este ano.
A Guarda Municipal, além de regulamentar o uso de arma de fogo, redistribuiu o efetivo, por meio das coordenadorias de Vicente de Carvalho, Enseada e Centro. Outro investimento foi a reestruturação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que é o grupamento especializado da GCM responsável pelo atendimento operacional para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade.
Foram implantadas operações em conjunto com a Polícia Militar, entre elas a Operação Ferro Velho, Dignidade, Combate a Invasões e o reforço nos feriados prolongados.
Monitoramento
Para auxiliar na segurança, a Cidade possui 2.010 câmeras de monitoramento instaladas em 72 próprios públicos. Nos últimos anos, foi ampliada a instalação de câmeras, nas áreas comerciais distribuídas em Vicente de Carvalho, Pitangueiras e Astúrias, e recentemente entrou em operação 59 câmeras na região do Pernambuco.
Operação Delegada
A Prefeitura renovou o Programa de Atividade Delegada, que visa o reforço do policiamento nas ruas da Cidade. O investimento mensal é de 45.196,80 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 177,1 mil, com o reforço de 600 policiais militares por dia.
O convênio é de cinco anos e tem o emprego de policiais militares em horário de folga, fardados e munidos do equipamento de proteção individual, que atuarão em escala especial e em locais a serem especificados em Plano de Trabalho. Foi iniciada também a construção do 21º Batalhão da Polícia Militar em uma área de 3.630 metros quadrados doada pela Prefeitura.
Publicar comentários (0)