Prefeitura de Guarujá

Guarujá lança 4º relatório de cumprimento às metas da ONU

today19 de janeiro de 2024

Fundo
share close

Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) está disponível on-line para todos os munícipes

A Prefeitura de Guarujá lança o 4º Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), disponível para todos os munícipes no site https://www.guaruja.sp.gov.br/ods/. As metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

Todos os dias, a Administração Municipal trabalha em diversas frentes para proporcionar melhor qualidade de vida para a população. O relatório atual apresenta, em 106 páginas, 100 novas ações incorporadas diariamente dentro das secretarias municipais, um balanço do último semestre de 2023. Já foi alcançado o total dos 17 objetivos propostos, com diversas ações realizadas em cada item.

Entre os temas com maiores percentuais, destacam-se Social (21%), Meio Ambiente (20%) e Educação (15%).  Neste material, são apresentadas iniciativas focadas no desenvolvimento sustentável, como: premiação na categoria ‘Parcerias em Ação’; prêmio Top Destino Turístico; reconhecimento como Cidade Árvore do Mundo; realizações de inúmeras obras no Município; investimentos na Educação; atendimentos na área da Saúde; além de diversos atendimentos à população, reduzindo a desigualdade social.

As ações e programas serão executados a longo prazo, priorizando a transparência de indicadores e recursos utilizados pela Prefeitura e também por terceiros por meio de parceria. Os indicadores aplicados para agregar ao relatório foram nacionais, disponibilizados por meio do Governo Federal. O material ainda foi montado e baseado em cima de avaliações realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, levando em conta principalmente, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), com foco em infraestrutura e processos, avaliando a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.



Com isso, são oferecidos elementos que subsidiam a ação fiscalizatória, inclusive da própria sociedade, por conta da transparência de todo o processo. Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento do Município.

A secretária municipal de Planejamento (Seplan), explica que Guarujá reconhece a importância da proposta apresentada e tem como objetivo atender as metas estipuladas pela ONU. “Diariamente, trabalhamos com o objetivo de transformar Guarujá em uma cidade que se desenvolve de maneira sustentável e inclusiva. Para isso, são colocadas em prática ações voltadas para o crescimento social, ambiental e econômico”.

ODSs

Os ODS são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. A também chamada Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos em um total de 169 metas. Guarujá dispõe de políticas públicas em todas as áreas. O resultado é a soma de ações de todas as secretarias municipais ao longo dos anos, programas da Administração que demonstram o comprometimento da atual gestão com questões contemporâneas e importantes para toda a sociedade.

No universo corporativo, os ODSs tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e competitivos, por exemplo. “Um dos objetivos mais importantes é o de incluir e oferecer oportunidades para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás. As metas devem ser alcançadas em uma ação conjunta, que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo. É cada um fazendo a sua parte para o melhor para todos”, explica a secretária.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-cai-em-canal-e-e-salvo-por-moradores-em-situacao-de-rua-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Homem cai em canal e é salvo por moradores em situação de rua no litoral de SP; VÍDEO

Um morador em situação de rua caiu dentro do canal em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1, dois homens pularam na água para desvirá-lo e evitar o afogamento da vítima até a chegada do Corpo de Bombeiros. As imagens, obtidas nesta sexta-feira (19), mostram o resgate (veja acima). O caso aconteceu nesta quinta-feira (18), por volta das 20h19, no Canal 2, na Avenida Bernardino de Campos, […]

today19 de janeiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%