Guarujá lança plataforma de monitoramento de descarte irregular de lixo — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação
A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, lançou uma plataforma colaborativa de referenciamento geográfico on-line para monitoramento de descarte irregular de lixo. A ferramenta permitirá que o morador registre a ocorrência de resíduos em qualquer lugar da cidade por meio da marcação de um ponto no mapa.
A plataforma foi criada a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiental e pode ser acessada neste link. O site conta com uma imagem satélite da cidade como plano de fundo.
Ao deslizar o mouse pelo mapa, o morador pode marcar o local onde há descarte irregular de lixo. Na sequência, ele terá acesso a um formulário para detalhar a denúncia com informações sobre o tipo de lixo, endereço, ponto de referência e até possibilidade de incluir fotos e documentos.
Os dados serão utilizados no Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar, que também auxiliará na gestão de resíduos em áreas urbanas.
A Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb) poderá utilizar a plataforma para realizar a limpeza dos locais indicados, junto ao reforço da fiscalização.
O descarte irregular de lixo e entulho na cidade é considerado crime ambiental, passível de multa, de acordo com a legislação municipal publicada no decreto 14.503/21.
Publicar comentários (0)