Prefeitura de Guarujá

Guarujá mantém uso facultativo de máscaras no transporte coletivo

today17 de novembro de 2022 18

Fundo
share close

Já nos equipamentos públicos e privados de Saúde, máscara permanece obrigatória. Sala de Situação Permanente de Enfrentamento à covid reitera a importância do ciclo vacinal completo

Em reunião realizada na última quarta-feira (16), a Sala de Situação Permanente de Enfrentamento à covid-19, instituída em 2020 pela Prefeitura de Guarujá, reafirmou a importância de manter o ciclo vacinal completo – quatro doses, para os adultos – como melhor estratégia para o enfrentamento ao vírus. Além disso, reafirmou o uso facultativo de máscaras no transporte coletivo e o uso obrigatório nos equipamentos de saúde instituições de longa permanência (ILPIs).

O colegiado reúne o prefeito, secretários e diretores da Secretaria Municipal de Saúde, entre outras. A Sala de Situação permanece atenta para o surgimento da nova variante do coronavírus no Brasil, a Ômicron BQ 1.

A Prefeitura mantém vigente os decretos municipais 14.850/22 e 15.083/22, publicados no primeiro semestre, que estabelecem o uso facultativo de máscaras no transporte público. A legislação determina ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos e privados destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, pronto-socorros, clínicas, consultórios e laboratórios.

As Unidades de Saúde da Família (Usafas), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Residência Terapêutica, Instituto da Mulher – Casa Rosa e Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE) também figuram entre os locais onde o uso de proteção facial é obrigatório. 



A medida também é aplicada às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Em relação ao transporte público, entende-se os ônibus e micro-ônibus, seus respectivos locais de acesso, embarque e desembarque (terminais de ônibus). A Sala de Situação Permanente ponderou a importância de utilização de proteção facial em ambientes fechados, inclusive elevadores. Nestes locais, o uso é facultativo.

Grupos de risco

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda ainda a utilização de máscaras para pessoas com comorbidades, sintomas gripais e imunossuprimidos.

Apenas 19% dos adultos tomaram 4ª dose da vacina

A Prefeitura de Guarujá disponibiliza 20 postos de vacinação instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, para a população ser imunizada contra a covid-19. Desde o início da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou mais de 790 mil doses. A Secretaria alerta os munícipes sobre a necessidade de todos completarem o ciclo vacinal com as doses de reforço (terceira e quarta aplicações). A cobertura vacinal em Guarujá é a seguinte:

1ª dose – 100% (adultos), 138% (adolescentes) e 64% (crianças);

2ª dose 95% (adultos), 97% (adolescentes) e 42% (crianças);

3ª dose 73% (adultos) e 29% (adolescentes); 

4ª dose – 19% (adultos) e 0,03% (adolescentes);

5ª dose (Somente Imunossuprimidos) 0,08% (adultos).

Postos de Vacinação:

1 – Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº;

2 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº;

3 – UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº;

4 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155;

5 – UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172;

6 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387;

7 – Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000;

8 – Usafa Jardim Boa Esperança – Avenida Adriano Dias dos Santos, 533;

9 – Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº;

10 – Usafa Jardim Conceiçãozinha – Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº;

11 – Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25;

12 – Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº;

13 – Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº;

14 – Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235;

15 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº;

16 – Usafa Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117;

17 – Usafa Vila Áurea – Rua Francisco de Castro, s/nº;

18 – Usafa Vila Edna – Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/nº;

19 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114;

20 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘caso-toninho’,-juri-por-35-anos-e-descriminalizacao-do-aborto:-quem-e-o-juiz-que-substitui-no-tj-sp-desembargador-que-ofendeu-pm

G1 Santos

‘Caso Toninho’, Júri por 35 anos e descriminalização do aborto: quem é o juiz que substitui no TJ-SP desembargador que ofendeu PM

O g1 reúne nesta reportagem um perfil sobre o magistrado que ficou 35 anos à frente da 1ª Vara do Júri da metrópole e se destacou pela atuação voltada à proteção de preceitos constitucionais e garantias dos direitos humanos. Além disso, como docente em cursos de direito e pesquisador, ele também atua em debates sobre política de drogas e a descriminalização do aborto. Veja abaixo. Em 2007, ele julgou o […]

today17 de novembro de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%