Prefeitura de Guarujá

Guarujá mobiliza mais de 25 mil alunos na Semana Mundial do Brincar

today1 de junho de 2022 9

Fundo
share close

Ação ocorreu no ensino infantil e incluiu diversas brincadeiras

Após dois anos de distanciamento social e ensino remoto, a Prefeitura de Guarujá ,por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu a “Semana Mundial do Brincar”, nas unidades de ensino infantil da rede municipal. O evento ocorreu de 21 a 29 de maio. Dessa vez, alunos puderam interagir presencialmente com brincadeiras e arte inspirados no tema “Confiar na Força do Brincar”, estipulado pelo Movimento Aliança pela Infância.

A iniciativa em Guarujá é instituída por meio da Lei Municipal 4.314/16, e envolveu estudantes de educação infantil (EMEIs); Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs), Conveniados (NEICs) e também do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano), envolvendo 25.621 alunos.

Como parte do calendário educacional, são desenvolvidas atividades que estimulem a interação e contato entre as crianças com brincadeiras tradicionais ao ar livre, ciranda e roda de brincadeiras, junto com atividades artísticas como confecção de barquinhos de papel, obras com argila, confecção de pipas, brincadeiras com massinhas, brincadeiras com responsáveis, entre várias outras.

A criatividade artística também foi trabalhada durante a semana. No Neim Joana Mussa Gaze (Rua Reinaldo Ribeiro de Almeida s/n° – Vila Zilda) os alunos recriaram telas baseadas no pintor Ivan Cruz. No Neim Monteiro Lobato (Rua Júlio Inácio de Freitas, s/nº – Paecará), as crianças fizeram pinturas com plástico bolha e coloriram usando sagu e beterraba.



“Todas as salas proporcionaram experiências que incentivaram para a participação de todos nossos alunos a serem mais ativos e a arte e o sentir foi fundamental para realizarmos os desejos e os prazeres do brincar de nossas crianças”, disse a diretora do Neim Monteiro Lobato.

De acordo com a coordenadora dos Núcleos de Educação Infantil da Prefeitura, o objetivo das atividades é ensinar, por meio das brincadeiras, a convivência e interação com os colegas de classe e o mundo, junto com o desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva.

“Confiar no brincar é alegria, encontro e interação. Depois da pandemia os alunos estão mais sensibilizados e tímidos e, com as brincadeiras, podemos passar a crença de que as coisas vão melhorar e que existe esperança. Isso é tudo para uma criança e, por meio desse convívio e atividades, elas se desenvolvem e aprendem a se expressar para o mundo”, destacou a coordenadora.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

onibus-bate-em-totem-de-seguranca-recem-instalado-e-estrutura-desaba-em-avenida-de-sao-vicente,-sp

G1 Santos

Ônibus bate em totem de segurança recém-instalado e estrutura desaba em avenida de São Vicente, SP

Segundo a prefeitura, não houve feridos e o equipamento logo deve ser substituído. São Vicente instala totens de segurança por toda a cidade e dois dias depois, ônibus colide e derruba estrutura. — Foto: g1 Santos Um ônibus intermunicipal bateu em um totem de segurança e derrubou a estrutura em uma avenida de São Vicente, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (31). Segundo a prefeitura, não houve vítimas. Os […]

today1 de junho de 2022 86

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%