Tocando:

Rádio 97Web

Guarujá monta operação para restringir o acesso às praias nos dias 31 e 1º de janeiro

Escrito por em 29 de dezembro de 2020

Acesso estará restrito na área do calçadão e também na faixa de areia, onde serão utilizados gradis para impedir a entrada de pedestres. Barreiras sanitárias também voltam a ser adotadas nas principais entradas da Cidade

Para evitar aglomerações no feriado da virada do ano, quando o Município costuma receber mais de 1 milhão de visitantes, a Prefeitura de Guarujá montou uma operação para restringir o acesso às praias na próxima quinta-feira (31) e sexta-feira(). A medida segue o decreto municipal 14.054, que regulamentou as decisões tomadas pelos prefeitos da Baixada Santista em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) na última semana.

A partir da zero hora do dia 31 será proibido o acesso à faixa de areia e também ao calçadão. Para tanto, começam a ser instalados na orla da Cidade, a partir das 20 horas de quarta-feira(30), aproximadamente 4.100 gradis para restringir o acesso dos pedestres. Além disso, serão utilizados barreiras tipo New Jersey (contenção de concreto) e cavaletes. Os bloqueios serão retirados somente na manhã de sábado (2).

Excepcionalmente no Tombo e Astúrias, algumas vias que dão acesso à praia estarão bloqueadas a partir das 14 horas de quarta-feira(30): as ruas Nicolau Lopes e Benedito de Abreu, no Tombo, e as ruas Alexandre Migues Rodrigues (no acesso à Praia), Netuno e Brasilina, nas Astúrias. O trânsito de veículos nas avenidas das praias estará liberado.

O funcionamento de quiosques, bem como o comércio ambulante nas orlas marítimas, ficará proibido na quinta-feira (31) e 1º de janeiro.

Reunião

O detalhamento dessas e outras medidas foi definido em reunião entre as forças de segurança do Município, com representantes da Prefeitura e Polícia Militar, na última segunda-feira (28).

Para garantir o cumprimento das normas, a Prefeitura de Guarujá vai se utilizar de cerca de 200 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), fiscais municipais, além do apoio dos policiais militares do efetivo regular, mais o efetivo de 450 agentes da Operação Verão. Em caso de descumprimento, a Prefeitura adotará medidas legais que julgar pertinente, incluindo eventuais sanções administrativas, penais e civis. Denúncias à GCM podem ser feitas pelo telefone 153.

Barreiras sanitárias

Como ocorreu no feriado de Natal, a Prefeitura vai implantar barreiras sanitárias nas principais entradas do Município nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com aferição de temperatura de todos os ocupantes dos veículos que tentarem adentrar a Cidade. Se constatada temperatura igual ou superior a 37,5 graus celsius, a entrada não será autorizada.

Paralelamente, estão mantidas as barreiras destinadas ao controle de acessos de ônibus, vans e similares com fins turísticos, que estão proibidos de entrar no perímetro urbano, conforme decreto municipal do dia 3 de dezembro.

Fase Amarela

Assim, restaurantes, bem como o comércio em geral, poderão funcionar normalmente na Cidade, desde que considerem os horários e cuidados profiláticos referentes à fase amarela do Plano São Paulo (40% de ocupação, uso de máscaras, entre outros).

The post Guarujá monta operação para restringir o acesso às praias nos dias 31 e 1º de janeiro first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *