O evento teve como foco apoiar ações que promovam a profissionalização da gestão de equipamentos histórico-culturais
Com objetivo de potencializar a promoção da cultura e do turismo como entretenimento e instrumento de educação e cidadania, a Prefeitura de Guarujá participou do 2º Fórum Brasileiro de Turismo Histórico-Cultural. O evento ocorreu de 16 a 18 de agosto, na sede da Associação Comercial de Santos, e teve como foco apoiar a profissionalização da gestão de equipamentos histórico-culturais.
O evento reuniu lideranças e especialistas do segmento, empresários e gestores independentes. Durante os três dias, foram desenvolvidas palestras, oficinas e mesas redondas. Os principais assuntos debatidos foram turismo de futebol, modernização em prédios tombados, além da cultura integrada com a economia das cidades inteligentes. Todas as atividades foram ministradas por profissionais e professores em distintos campos do saber e de atuação.
O secretário de Turismo de Guarujá, relatou com entusiasmo as propostas levantadas pelo Fórum. “Acredito que existe potencial para fomentar o setor em âmbito regional e, em especial, na busca pelo reconhecimento da Fortaleza de Santo Amaro como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)”.
Além disso, ele destaca que a Lei Federal 13.800/19, que concebeu formas jurídicas para a preservação do patrimônio histórico-cultural, é um facilitador para analisar cenários de parceria entre as iniciativas pública e privada. “É, sem dúvida, um atrativo para empresas interessadas em explorar esse nicho. Pela lei, a administração pública pode firmar parcerias e termos de execução de programas, projetos e demais finalidades de interesse público com organizações gestoras de fundos patrimoniais”.
Outro ponto abordado foi o potencial hidroviário de desenvolvimento na Baixada Santista, aliado a fins turísticos ou culturais. “Trata-se de uma forma muito sustentável, que nós ainda podemos e devemos explorar”, ressaltou.
Sobre o Fórum
O Fórum é uma iniciativa do Protagonismo Cidadão, que conta com o apoio da mídia nacional e a organização estratégica da Wordcom Brasil.
Publicar comentários (0)