Prefeitura de Guarujá

Guarujá participa de Fórum Brasileiro de Turismo Histórico-Cultural

today22 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

O evento teve como foco apoiar ações que promovam a profissionalização da gestão de equipamentos histórico-culturais

Com objetivo de potencializar a promoção da cultura e do turismo como entretenimento e instrumento de educação e cidadania, a Prefeitura de Guarujá participou do 2º Fórum Brasileiro de Turismo Histórico-Cultural. O evento ocorreu de 16 a 18 de agosto, na sede da Associação Comercial de Santos, e teve como foco apoiar a profissionalização da gestão de equipamentos histórico-culturais.

O evento reuniu lideranças e especialistas do segmento, empresários e gestores independentes. Durante os três dias, foram desenvolvidas palestras, oficinas e mesas redondas. Os principais assuntos debatidos foram turismo de futebol, modernização em prédios tombados, além da cultura integrada com a economia das cidades inteligentes. Todas as atividades foram ministradas por profissionais e professores em distintos campos do saber e de atuação.

O secretário de Turismo de Guarujá, relatou com entusiasmo as propostas levantadas pelo Fórum. “Acredito que existe potencial para fomentar o setor em âmbito regional e, em especial, na busca pelo reconhecimento da Fortaleza de Santo Amaro como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)”.

Além disso, ele destaca que a Lei Federal 13.800/19, que concebeu formas jurídicas para a preservação do patrimônio histórico-cultural, é um facilitador para analisar cenários de parceria entre as iniciativas pública e privada. “É, sem dúvida, um atrativo para empresas interessadas em explorar esse nicho. Pela lei, a administração pública pode firmar parcerias e termos de execução de programas, projetos e demais finalidades de interesse público com organizações gestoras de fundos patrimoniais”.



Outro ponto abordado foi o potencial hidroviário de desenvolvimento na Baixada Santista, aliado a fins turísticos ou culturais. “Trata-se de uma forma muito sustentável, que nós ainda podemos e devemos explorar”, ressaltou.

Sobre o Fórum

O Fórum é uma iniciativa do Protagonismo Cidadão, que conta com o apoio da mídia nacional e a organização estratégica da Wordcom Brasil.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vicente-de-carvalho-paga-iptu-nesta-quinta-feira

Prefeitura de Guarujá

Vicente de Carvalho paga IPTU nesta quinta-feira

A Zona Norte já está inserida no IPTU Digital; para ter acesso ao carnê é preciso acessar o site www.guaruja.sp.gov.br/iptudigital Contribuintes de Vicente de Carvalho – Zona Norte (Jardim Santense, Jardim Enguaguaçu, Pae Cará, Vila Cunhambebe, Vila Itapema e Vila Alice) e Zona Sul (Morrinhos, Vila Zilda e Jardim Brasil I e II) pagam, nesta quinta-feira (24), a oitava parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2023). A Zona Norte […]

today22 de agosto de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%