Prefeitura de Guarujá

Guarujá promove Dia Verde e programação alusiva à Semana do Meio Ambiente

today3 de junho de 2022 14

Fundo
share close

Dia Verde será realizado na terça-feira (7), no Paço Raphael Vitiello, com a troca de um quilo de plásticos recicláveis por produtos ecológicos

Mutirões de limpeza em áreas costeiras, praias e rios, visita técnica de barco em manguezais, entrega de Kits Pescador Amigo e realização do Dia Verde integram a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O Dia Verde ocorrerá no Paço Municipal Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio), na terça-feira (7), das 9 às 12 horas, com a troca de um quilo de plásticos recicláveis por produtos ecológicos, como canetas, agendas e copos sustentáveis.

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Guarujá. As ações têm coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e contam com a participação de instituições parceiras. No Dia Verde, o servidor público poderá trazer o mínimo de um quilo de plástico reciclável limpo e seco, equivalente a 20 garrafas pets de dois litros, e efetuar a troca. O evento tem como objetivo promover um momento de educação ambiental, conscientizando o funcionalismo sobre a separação de resíduos para coleta seletiva.

A iniciativa integra o Projeto Recicla Guarujá, realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano em parceria com a Prefeitura. Os servidores poderão levar ainda embalagens de produtos como desinfetante, shampoo, condicionador, detergente, entre outros. Aqueles que tiverem dúvidas sobre a limpeza dos resíduos podem consultar o Guia de Boas Práticas na Coleta Seletiva, no link https://bit.ly/3MayyL2.

Programação



O roteiro teve início na segunda-feira (30), com um mutirão de limpeza no Rio do Peixe voltado à comunidade ribeirinha, coordenado pelo Movimento S.O.S. Rio do Peixe com participação da Associação Amigos do Sítio Cachoeira, empresa Maersk e apoio da Semam. Já na terça-feira (31), ocorreu uma palestra da Semam sobre arborização com alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Dom Bosco. A programação prossegue até 10 de junho e está sujeita a alterações em caso de chuvas. Confira a programação completa:

– Sábado (4) – Lançamento do edital do 5º Concurso de Vídeo Socioambiental “Olhar Sustentável” com o tema “Uma só terra”, para estudantes do Ensino Fundamental I, II Médio e cidadãos residentes em Guarujá. O edital será publicado no Diário Oficial.

– Domingo (5), às 9 horas – Por conta do mau tempo, a visita técnica de barco no Rio do Peixe com aula de Educação Ambiental sobre manguezais, que seria realizada no sábado, passou para domingo. A atividade contará com a participação da Semam, crianças assistidas pelo Projeto Criart e Movimento S.O.S. Rio do Peixe.

Das 9 às 12 horas – Entrega de Kits Pescador Amigo, com luvas, sacos de lixo para auxiliar a coleta de resíduos encontrados nas redes de pesca. Haverá ainda atividades de Educação Ambiental – Praia do Perequê.

– Segunda-feira (6), das 13h30 às 17 horas – Capacitação de cooperativas em agentes ambientais do Projeto Recicla Guarujá, no Sest/Senat (Avenida Vereador Lydio Martins Corrêa, 1.600 – Vila Zilda), realizada pela ONG Espaço Urbano, com participação das cooperativas Recicla Mais, Mundo Novo e CooperBen.

– Terça-feira (7), das 9 às 12 horas – Dia Verde: Educação Ambiental aos servidores públicos no Paço Municipal Raphael Vitiello – Troca de um quilo de resíduos plásticos por produtos ecológicos, com a participação da Cooperativa ReciclaMais, ONG Espaço Urbano e Semam.

10 horas – Palestra online da Semam para a 1ª turma de funcionários embarcados da empresa Maersk sobre resíduos domésticos e seus impactos no meio ambiente e na saúde humana.

14 horas – Palestra online da Semam para a 1ª turma de funcionários embarcados da empresa Maersk sobre resíduos domésticos e seus impactos no meio ambiente e na saúde humana.

– Quarta-feira (8), às 9 horas – Mutirão de limpeza do Canal de Bertioga, coordenado pelo Movimento S.O.S. Rio do Peixe, com a participação da comunidade tradicional pesqueira e Associação Amigos do Sítio Cachoeira.

15 horas – Palestra da Semam sobre poluição marinha e apresentação do Projeto Beat Plastic Pollution (BPP) para funcionários do Terminal Marítimo de Guarujá (Termag) – Local: Terminal Termag.

– Quinta-feira (9), às 9 horas – Mutirão de Limpeza das áreas costeiras e Praia Cuiúba de Fora, coordenado pelo Movimento S.O.S. Rio do Peixe, com a participação da Associação Amigos do Sítio Cachoeira e empresa Maersk.

– Quinta (9) e Sexta-feira (10), das 9 às 15 horas – Feira Ambiental “Reciclou, Ganhou”, do Projeto Recicla Guarujá.

– Troca de dois quilos de recicláveis plásticos por um quilo de hortifruti

Locais: Cooperativa Mundo Novo (Rua Josefa Hermínia Caldas, 45 – Jardim Progresso) – Período da manhã, Praça Mário Covas – Morrinhos I  e Centro Comunitário de Santa Cruz dos Navegantes (antiga sede do Clube Saldanha da Gama, que fica na Estrada Santa Cruz dos Navegantes, s/n).

– Quinta-feira (9), 10 horas – Palestra da Semam sobre descarte de resíduos orgânicos e não orgânicos para alunos do Ensino Médio – Escola Estadual Professor Waldemar da Silva Rigotto (Rua 1º de Maio, s/n – Pae Cará).

– Sexta-feira (10), 15 horas – Ação do Projeto BPP para alunos dos 3º, 4º e 5ºs anos do Colégio Ômega– Combate à poluição do plástico – Colégio Ômega (Avenida Oswaldo Cruz, 425 – Parque Estuário).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pericia-revela-que-dois-pneus-do-onibus-da-dupla-conrado-e-aleksandro-explodiram;-causa-pode-ser-‘impacto’-contra-‘obstaculo-na-via’

G1 Santos

Perícia revela que dois pneus do ônibus da dupla Conrado e Aleksandro explodiram; causa pode ser ‘impacto’ contra ‘obstáculo na via’

O laudo pericial do Instituto de Criminalística (IC) revela que dois pneus do ônibus da dupla sertaneja Conrado e Aleksandro apresentam sinais de explosão. Os danos, segundo o documento, “sugerem a ocorrência de impacto do pneu contra algum tipo de obstáculo na via”, como “buraco, pedra, objeto grande”. O veículo com 19 pessoas tombou no dia 7 de maio na Rodovia Regis Bittencourt, na altura de Miracatu, no interior de […]

today3 de junho de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%