Prefeitura de Guarujá

Guarujá promove oficina de primeiros socorros com o Samu a 250 estudantes

today25 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

Iniciativa realizada junto ao Samu integra a segunda edição do Programa de Prevenção às Drogas e Violência na rede municipal de ensino

O Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV) da Prefeitura de Guarujá, desenvolvido na rede municipal de ensino, avança mais uma etapa nesta semana. Trata-se da ‘Oficina de Primeiros Socorros’, último módulo inédito deste segundo semestre, lançado para orientar protocolos básicos em acidentes domésticos. A iniciativa acontece até sexta-feira (27) em dois locais, junto ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu).

A primeira a participar da aula é a Escola Municipal Vereador Afonso Nunes, no Parque Estuário, em Vicente de Carvalho. Nos últimos dois dias, as seis turmas do 5° ano (público-alvo) participam de uma palestra teórica e prática conduzida pela Guarda Civil Municipal (GCM), além de profissionais da área de saúde.

Com duração de aproximadamente 1h30, a programação aborda as principais medidas que os estudantes podem adotar ao se encontrarem em um acidente residencial. A primeira é acionar o Samu pelo telefone 192 relatando o ocorrido. Entre as situações de perigo mais comuns estão queimaduras graves, intoxicação alimentar, crises hipertensivas, trabalhos de parto e maus tratos.

Para saber como reagir, as crianças aprenderam técnicas de reanimação cardiorrespiratória, desengasgo e estancamento de sangue. O estudante Lucca Lima, de 11 anos, foi um deles. “Tenho um irmão pequeno e podemos precisar de ajuda, assim como da vez que queimei o braço e chamei os meus pais. É muito importante estarmos bem atentos”, destacou.



A aluna Brenda Victória, de 10 anos, garantiu guardar tudo que aprendeu até o momento. ”O que me surpreendeu bastante foram as consequências do cigarro, pois é uma mistura de coisas que fazem mal à saúde. Precisamos incentivar sempre o melhor ao próximo”, reforçou.

Educação, segurança e saúde unidas

O PPDV é coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), por meio da GCM, em parceria com a Educação (Seduc). Nesta nova e última fase do curso, a pasta de Saúde (Sesau) também integra a iniciativa.

A superintendente de Urgência e Emergência da Prefeitura, que também marcou presença na abertura da oficina, a união entre os setores está sendo fundamental. “Sou enfermeira e um episódio que me marcou muito foi a chegada de um paciente roxo no plantão, quase sem vida, por conta de um pedaço de carne. Ele estava com dificuldade de respirar, desesperado e fizemos a Manobra de Heimlich. Se alguém tivesse preparado para ajudá-lo em casa, certamente não sofreria tanto e correria menos risco de vida”, pontuou.

Próxima parada

Nesta sexta-feira (27), será a vez da Escola Municipal Professora Ivonete da Silva Câmara, no Jardim Conceiçãozinha, participar da ‘Oficina de Primeiros Socorros’. A agenda está prevista para começar às 8 horas. Já nos dias 13 e 14 de novembro, acontece a formatura das turmas do PPDV deste segundo semestre.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

festa-de-sao-judas-tadeu-acontece neste-sabado-(28),-em-guaruja

Prefeitura de Guarujá

Festa de São Judas Tadeu acontece neste sábado (28), em Guarujá

Programação terá início nesta quarta-feira (25); imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário também estará na Capela a partir de sexta (27) Guarujá realizará, neste sábado (28), a Festa de São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis. A comemoração vai acontecer na Capela São Judas Tadeu (Rua Cafelândia, 56 – Vila Áurea) e a programação geral começará nesta quarta-feira (25), com o tríduo. Na quarta-feira (25), o Padre Jesus González, […]

today25 de outubro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%