Prefeitura de Guarujá

Guarujá prorroga imunização contra a poliomielite e Multivacinação até dia 30

today9 de setembro de 2022 14

Fundo
share close

A Secretaria de Saúde alerta os pais, mães ou responsáveis sobre a necessidade de levar as crianças a um dos 20 postos de vacinação

A Prefeitura de Guarujá aderiu à prorrogação da campanha de imunização contra a poliomielite e Multivacinação até o próximo dia 30 de setembro. O calendário inicial do Ministério da Saúde prévia o término nesta quinta-feira (9), mas o Plano Nacional de Imunização (PNI) informou oficialmente ao Município a ampliação da campanha até o fim do mês.

O público-alvo da campanha contra a poliomielite é composto por crianças com idades entre um e quatro anos. Todas deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) apenas se já receberam as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP), enquanto as menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) serão vacinadas com a VIP. Este público deve ser imunizado conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% das crianças de um a menos de cinco anos de idade contra a poliomielite. Em Guarujá, o público estimado é de 18.450 crianças. A Secretaria de Saúde alerta que os pais, mães e responsáveis precisam levar as crianças para serem vacinadas. Até o momento, 6.241 foram imunizados contra a poliomielite, o equivalente a 33%.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza 20 postos de vacinação, instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), distribuídos estrategicamente em bairros na sede de Guarujá e no Distrito de Vicente de Carvalho. A medida foi elaborada para assegurar o atendimento descentralizado e democratizar o acesso à vacinação. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.



Multivacinação

Já a Multivacinação é uma estratégia para atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). É necessário levar a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde avaliem se há vacinas que não foram administradas ou doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.  Desde o início da campanha, a Multivacinação imunizou 2.856 menores de um ano, o equivalente a 88% e 2.840 com idades entre cinco e 14 anos, que corresponde a 75%.

Covid-19

Paralelamente, a rede municipal de Saúde prossegue com a imunização contra a covid-19 em nos 20 postos de vacinação para todos os públicos aptos para serem imunizados: crianças com idades entre 4 e 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e adultos acima de 18 anos. Desde o início do ano passado, foram aplicadas mais de 780 mil doses de vacinas contra a covid-19.

Postos de vacinação:

1 – Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25;

2 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114;

3 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387;

4 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº;

5 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155;

6 – Usafa Vila Edna – Av. Prefeito Raphael Vitiello, s/nº.

7 – Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº;

8 – Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235;

9 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº;

10 – Usafa Jardim Boa Esperança – Av. Adriano Dias dos Santos, 533;

11 –  Usafa Vila Áurea – Rua Francisco de Castro, s/n°;

12 – UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº;

13 – UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172;

14 – Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000;

15 – Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº;

16 – Usafa Jardim Conceiçãozinha – Av. Bento Pedro da Costa, s/nº;

17 – Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº;

18 – Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº;

19 – Usafa Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117;

20 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tera-1o-festival-do-acai-neste-sabado

Prefeitura de Guarujá

Guarujá terá 1º Festival do Açaí neste sábado

Evento vai acontecer a partir das 14 horas no Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios (Seeclag), no Jardim Las Palmas O 1º Festival do Açaí – Guarujá 2022 acontece neste sábado (10), a partir das 14 horas, no Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios de Guarujá e Bertioga (Seeclag). Além da variedade de açaí a preços populares, o público também poderá conferir o Concurso Garota Açaí 2022 – […]

today9 de setembro de 2022 81

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%