Tocando:

Rádio 97Web

Guarujá prorroga inscrições para concurso de vídeo socioambiental ‘Olhar Sustentável’

Escrito por em 15 de junho de 2021

Cadastro agora vai até 24 de junho; munícipes podem participar em três categorias: estudantes do ensino fundamental I e II e moradores em geral

As inscrições para o quarto concurso de vídeo socioambiental de Guarujá, este ano denominado ‘Olhar Sustentável’, foram prorrogadas até o dia 15 de julho. Nesta edição, a competição está aberta a todos os moradores da Cidade – antes, a dinâmica incluía apenas estudantes do ensino fundamental I e II.  Cada classificação terá três produções reconhecidas e premiadas.

O concurso está dividido em três categorias: A, B e C. Na A, encaixam-se alunos da rede municipal de ensino que estejam cursando o fundamental I; na B, aqueles que se encontram no fundamental II; e, na C, os demais munícipes.

A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), para estimular a população quanto à importância do engajamento de todos nas causas ambientais.

Tema e inscrições

O tema definido para a produção audiovisual desta edição éRestauração de Ecossistemas’. Isto porque no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 05, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou a campanha “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas”, tornando este um desafio para as esferas pública e privada até 2030, como medida de preservação de espaços naturais.

Segundo o órgão, os esforços devem combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies e, ainda, elevar os indicadores de segurança alimentar, abastecimento de água e subsistência.

Desta forma, aos interessados em participar do concurso, fica a missão de gravar os seus vídeos em algum ponto da Cidade, respeitando os protocolos de segurança contra a covid-19 e atendendo estritamente ao tema proposto. As produções podem ser feitas por grupos de até três pessoas e cada unidade de ensino terá um representante responsável por direcionar os alunos.

Alguns dos requisitos obrigatórios, é que as imagens sejam captadas na posição horizontal, legendadas e inéditas. O ideal é que as mídias não excedam três minutos de duração, contudo, haverá uma tolerância de 30 segundos. O que não se aplicará ao tamanho final dos arquivos, que apenas serão aceitos com, no máximo, 500 MB (Megabytes).

O regulamento completo, bem como demais especificações técnicas para a adesão ao concurso, estão disponíveis na seguinte edição do Diário Oficial: https://d18xl8ggo6ud4h.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/04/23-04-2021.pdf.

As inscrições para a disputa devem ser realizadas por meio do formulário online https://forms.gle/doCMMhdut6k52YMx8, até as 23 horas e 59 minutos do dia 15 de julho. Não será possível concluir a solicitação sem anexar o conteúdo audiovisual na ficha.

Aqueles que tiverem dificuldades para utilizar a plataforma, podem contatar a Semam de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, nos telefones (13) 3308-7869, para agendar a entrega do material e efetuar sua ficha de inscrição. Feito isso, basta se dirigir à secretaria no Paço Raphael Vitiello (Av. Santos Dumont, nº 640, Santo Antônio), com o vídeo armazenado em DVD ou pen drive.

Premiações

Os três melhores vídeos de cada categoria serão premiados com uma medalha e uma segunda recompensa. No caso dos estudantes, suas escolas de origem receberão um troféu sustentável – estes elaborados junto ao Fundo Social de Solidariedade do Município (FSS) – como forma de reconhecimento ao apoio prestado pela equipe gestora da unidade.

Todos os trabalhos vencedores serão reconhecidos em um vídeo/catálogo sobre o olhar sustentável de estudantes e moradores da Pérola do Atlântico. A divulgação dos resultados ocorrerá em cerimônia virtual prevista para 30 de junho, encerrando oficialmente as atividades do mês do meio ambiente.

The post Notícias first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *