G1 Santos

Guarujá realiza pesquisa de poluição atmosférica na área portuária

today21 de agosto de 2023 7

Fundo
share close

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Guarujá, no litoral de São Paulo, investirá R$ 423 mil em uma pesquisa sobre poluição atmosférica na área portuária do distrito de Vicente de Carvalho. A iniciativa será realizada em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Segundo a administração, o estudo será realizado durante o período de 15 meses, com avaliações do sistema respiratório, cardiovascular e bem-estar de crianças e idosos que residem nos bairros Jardim Conceiçãozinha e Boa Esperança. O bairro Perequê também fará parte do levantamento, como grupo de controle, por ser o ponto mais distante da margem esquerda do complexo portuário.

O trabalho de campo acontecerá a partir do monitoramento de materiais particulados em tempo real e da coleta de dados de 1.300 pessoas. Moradores entre 8 e 11 anos e idosos com mais de 60 anos serão avaliados pelo projeto.



Eles passarão por avaliação da função pulmonar, pressão arterial, sistema respiratório, além do preenchimento de uma ficha de anamnese, com informações importantes sobre o histórico de saúde, como queixas e características familiares.

O investimento e os equipamentos necessários para a execução da pesquisa foram adquiridos pela Seman com recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público Federal e Estadual. Os materiais foram entregues durante a solenidade de lançamento, na quinta-feira (17).

Estudantes do curso de Medicina da Unoeste também farão parte do trabalho. A princípio, seis alunos de iniciação científica estarão envolvidos com direito a bolsa-auxílio.

A pesquisa vem para fortalecer uma primeiro estudo denominado Atlas da Poluição, realizado entre 2019 e 2020, por meio do uso de bromélias. Os próximos resultados devem ser divulgados até novembro de 2024, quando também poderão ser discutidas mais políticas públicas para fortalecer o meio ambiente e a saúde pública.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mais-de-100-pessoas-sao-presas-por-incendiarem-igrejas-no-paquistao

Gospel Prime

Mais de 100 pessoas são presas por incendiarem igrejas no Paquistão

No Paquistão, mais de 100 pessoas foram presas após ataques a pelo menos 21 igrejas e vandalização de dezenas de casas na província de Punjab. As ações foram desencadeadas por alegações de que dois homens cristãos profanaram uma cópia do Alcorão, o livro sagrado do Islã. Desse modo, milhares de muçulmanos lideraram violentos tumultos, incendiando igrejas e vandalizando casas em uma colônia cristã na cidade de Jaranwala na quarta-feira. Os […]

today21 de agosto de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%