Prefeitura de Guarujá

Guarujá recebe prêmio estadual por ampliar o acesso às creches

today28 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

Município é um dos pouco mais de 20 premiados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional nas categorias ‘Melhores Resultados’ e ‘Parcerias em Ação’. Guarujá é reconhecida pelo segundo ano consecutivo

A Prefeitura de Guarujá foi contemplada, pelo segundo ano consecutivo, no Programa Parcerias Municipais, idealizado e promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. A Cidade foi premiada na categoria “Parcerias em Ação” (acima de 100 mil habitantes) – Desafio 1: Educação — Ampliar o acesso à creche. Os vencedores foram apresentados durante live de encerramento do 2º ciclo do programa, realizada no último dia 15 de dezembro.

Em 2021, o Município também recebeu a premiação na mesma categoria “Parcerias em Ação” – Desafio 2: Educação – Universalizar o acesso à pré-escola, além  do repasse de R$ 700 mil por meio de convênios firmados com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, destinados a obras de infraestrutura urbana, indicadas pelas prefeituras.

Foram premiados 27 municípios, nas categorias “Melhores Resultados” e “Parcerias em Ação”. A primeira abrange três cidades que se destacaram no conjunto dos indicadores do programa, sendo uma com população inferior a 50 mil habitantes, outra entre 50 mil e 100 mil habitantes e com a população superior a 100 mil habitantes. Na categoria “Parcerias em Ação”, foram premiados municípios com a melhor execução dos planos de ação e engajamento com o programa, num total de 24 premiados. São três municípios para cada um dos oito desafios do programa, divididos pela mesma densidade populacional.

Redução



Graças a uma bem-sucedida política de geração de novas vagas em creches, a Prefeitura de Guarujá encerra 2022 com um expressivo resultado: a fila de espera por uma vaga, que tinha 3.500 crianças no início de 2017, quando do início da atual Administração, caiu para apenas 758, uma drástica redução, de quase 80%. E a previsão é de zerar a procura ao longo de 2023.

Os dados positivos correspondem, principalmente, à criação de novas vagas em creches conveniadas. Somente neste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) inaugurou quatro dessas unidades, nas regiões que apresentavam maior demanda: Jardim Boa Esperança, Vila Alice, Perequê e Vila Edna. Nos últimos cinco anos, foram criadas mais de 2.100 vagas.

“Nossa estratégia é sempre aumentar a oferta em localidades onde a demanda é maior. Essa política tem dado certo e o resultado dos últimos seis anos é a prova disso”, analisa o prefeito.

Programa Parcerias Municipais

O programa incentiva os municípios paulistas a elaborarem políticas públicas capazes de mitigar a enfrentar desafios nas áreas da saúde, educação, segurança e desenvolvimento socioeconômico. No segundo ciclo do Parcerias Municipais, um novo desafio foi incluído para auxiliar os municípios a enfrentarem as consequências econômicas e sociais causadas pela pandemia da covid-19. Ao todo, 621 cidades foram impactas com 10.349 ações e 26.601 entregas planejadas. 244 municípios ainda cadastraram 723 boas práticas, ou seja, aquelas que deram certo em um município e que podem ser aplicadas em outros.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apos-ameacas,-mc-daniel-realiza-sonho-da-avo-de-andar-no-‘trovao-azul’-em-orla-de-praia-em-sp

G1 Santos

Após ameaças, MC Daniel realiza sonho da avó de andar no ‘trovão azul’ em orla de praia em SP

Em suas redes sociais, Daniel publicou um vídeo que mostra o momento em que ele, a mãe Daniela Amorim e a avó Dora estão dentro do carro e circulam pela orla da cidade. “Meu sonho era andar no trovão azul [o carro de MC Daniel] na orla da Praia Grande, que hoje é a minha praia. Meu sonho está se realizando, vou chorar”, afirmou Dora. O cantor diz que prometeu […]

today28 de dezembro de 2022 54

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%