Prefeitura de Guarujá

Guarujá recebe Prêmio Município Verde/Azul e nota aumenta 53 pontos em quatro anos

today24 de agosto de 2022 17

Fundo
share close

Guarujá ficou em 3º lugar na Baixada Santista e em 39º no Estado, entre 577 municípios paulistas participantes, alcançando a sua maior nota classificatória na série histórica

A Prefeitura de Guarujá recebeu o prêmio do Programa Município Verde Azul (PMVA), nesta quarta-feira (24), na sede da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, em São Paulo. Em quatro anos, a Cidade aumentou 53 pontos, saltando de 32,70 em 2017 para 85,95 em 2021, referente à atual premiação. No ranking classificatório, a Cidade saltou do 234º lugar para o 39º, entre os 577 municípios paulistas que integram o processo.

Guarujá conquistou o terceiro lugar no PMVA da Baixada Santista. O programa é realizado há 15 anos e Guarujá atinge a sua maior nota na série histórica. Para ser classificado, o Município precisaria atingir 80 pontos e Guarujá é premiada pelo segundo ano consecutivo. A certificação foi concedida pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e o programa é referência nacional.

A iniciativa tem como meta auxiliar e estimular as cidades paulistas na aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Os programas desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam) sobre cada tema são avaliados de forma criteriosa pela equipe de certificadores do PMVA.

As diretivas norteadoras para a certificação de Guarujá são itens da agenda local, como município sustentável, estrutura e educação ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, Conselho Ambiental, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.



Mais recursos

A premiação do Município Verde/Azul assegura que a Cidade está habilitada para receber verbas estaduais para mais investimentos e aplicação em políticas públicas de cunho sustentável. Com o auxílio da nota do PMVA, a Defesa Civil de Guarujá também recebeu o Certificado de Resiliência, do Programa Município Resiliente. O documento reconhece a boa gestão ambiental do Município e possibilitou à Prefeitura de Guarujá, devido à premiação, a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Ano                        Pontuação

2017                          32,70

2018                          48,02

2019                          72,96

2020                          84,26

2021                          85,95




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nove-toneladas-de-areia-sao-retiradas-do-sistema-de-drenagem-da-orla-de-santos,-sp

G1 Santos

Nove toneladas de areia são retiradas do sistema de drenagem da orla de Santos, SP

Limpeza foi realizada nos bueiros da Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre o trecho dos canais 4 e 5. Nove toneladas de areia foram retiradas do sistema de drenagem da orla de Santos, SP, na última terça-feira (23). — Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Santos Desde a última terça-feira (23), foram retiradas manualmente nove toneladas de areia durante a limpeza da rede de drenagem da orla de Santos, no litoral de […]

today24 de agosto de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%