Guarujá ficou em 3º lugar na Baixada Santista e em 39º no Estado, entre 577 municípios paulistas participantes, alcançando a sua maior nota classificatória na série histórica
A Prefeitura de Guarujá recebeu o prêmio do Programa Município Verde Azul (PMVA), nesta quarta-feira (24), na sede da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, em São Paulo. Em quatro anos, a Cidade aumentou 53 pontos, saltando de 32,70 em 2017 para 85,95 em 2021, referente à atual premiação. No ranking classificatório, a Cidade saltou do 234º lugar para o 39º, entre os 577 municípios paulistas que integram o processo.
Guarujá conquistou o terceiro lugar no PMVA da Baixada Santista. O programa é realizado há 15 anos e Guarujá atinge a sua maior nota na série histórica. Para ser classificado, o Município precisaria atingir 80 pontos e Guarujá é premiada pelo segundo ano consecutivo. A certificação foi concedida pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e o programa é referência nacional.
A iniciativa tem como meta auxiliar e estimular as cidades paulistas na aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Os programas desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam) sobre cada tema são avaliados de forma criteriosa pela equipe de certificadores do PMVA.
As diretivas norteadoras para a certificação de Guarujá são itens da agenda local, como município sustentável, estrutura e educação ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, Conselho Ambiental, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
Mais recursos
A premiação do Município Verde/Azul assegura que a Cidade está habilitada para receber verbas estaduais para mais investimentos e aplicação em políticas públicas de cunho sustentável. Com o auxílio da nota do PMVA, a Defesa Civil de Guarujá também recebeu o Certificado de Resiliência, do Programa Município Resiliente. O documento reconhece a boa gestão ambiental do Município e possibilitou à Prefeitura de Guarujá, devido à premiação, a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
Ano Pontuação
2017 32,70
2018 48,02
2019 72,96
2020 84,26
2021 85,95
Publicar comentários (0)