Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem o maior crescimento na receita de ISSQN da Baixada Santista

today2 de junho de 2022 18

Fundo
share close

Dados são da GissOnline, plataforma de arrecadação dos municípios; aumento é de 35% de janeiro a março de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021

Guarujá é a cidade do Baixada Santista com maior crescimento na arrecadação de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a março, o crescimento em Guarujá foi de 35%, sendo R$ 58.684.653,06 este ano contra R$ 43.403.328,56 de 2021.

Os dados são da GissOnline, plataforma de arrecadação dos municípios, desenvolvida pela empresa Eicon. Na Baixada Santista, também foram realizados levantamentos em Santos (com aumento de 25% entre 2021 e 2022) e Bertioga (de 29%), todas clientes da plataforma. O setor de serviços inclui os segmentos de construção civil, turismo, academias e serviços financeiros, entre outros.

Segundo o CEO da Eicon, Luiz Alberto Rodrigues, o ótimo resultado na arrecadação do ISSQN demonstra uma forte retomada do crescimento econômico em Guarujá. “Sabemos que a pandemia da covid-19 e a piora da situação macroeconômica do País têm atrapalhado o poder de compra das famílias. No entanto, a forte atuação da prefeitura na atração de investimentos para o município, aliada à gestão inteligente dos recursos proporcionada pela GissOnline, demonstra que esse quadro está se revertendo”, explica Rodrigues.

Empresas abertas é outro destaque



Outro indicativo de retomada econômica em Guarujá é o número de novas inscrições abertas: no primeiro trimestre deste ano, foram 495 empresas abrindo as portas, contra apenas 35 encerradas. No mesmo período de 2021, foram 602 novos estabelecimentos abertos e 139 fechados.

Para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), uma das grandes apostas de Guarujá tem sido a inovadora iniciativa para fomentar investimentos por meio de incentivos fiscais: o Programa de Desenvolvimento da Economia e Atração de Investimentos (Pró-Guarujá).

De olho na geração de novos postos de trabalho, assim como no aumento da renda e das oportunidades de desenvolvimento, a Prefeitura de Guarujá lançou no início deste ano esse arrojado programa de cunho econômico.

Entre os estímulos estão descontos em impostos e até isenção em taxas, englobando todos os setores produtivos do Município, entre eles o retroporto, náutico, industrial, apoio logístico, comércio, prestação de serviços e construção civil, entre outros que poderão ser julgados pertinentes. Podem ser beneficiadas tanto empresas que vierem a se instalar na Cidade, quanto as que já funcionam, mas pretendem ampliar seus negócios.

O objetivo é um só: criar um círculo virtuoso de crescimento, que resulte no aumento da oferta de trabalho e, consequentemente, no aquecimento da economia da Cidade. “Queremos emprego, fomentar a atividade econômica. Mantendo as pessoas aqui, oferecendo trabalho para elas, o consumo também será aqui”, explica o titular da Sedep.

O secretário municipal complementa que a prioridade é dar segurança jurídica para atrair novos investimentos e mantê-los aqui. “Algumas das formas de se fazer isso são garantir isenção e redução de impostos. Para isso, é preciso se enquadrar em metas e solicitar o benefício, que valerá a partir do ano seguinte e varia de acordo com o tipo de investimento”, destacou.

O requerimento de incentivo deverá ser protocolado na Sedep, que fica na Avenida Leomil, 630, no Centro. A partir daí, será feita uma avaliação da Comissão de Acompanhamento e Apoio a Investimentos, que terá até 30 dias corridos para emissão de parecer.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sociologa-que-pesquisa-sobre-carros-roubados-tem-fusca-‘xodo’-furtado-em-sp:-‘apego-e-muita-historia’;-video

G1 Santos

Socióloga que pesquisa sobre carros roubados tem fusca ‘xodó’ furtado em SP: ‘apego e muita história’; VÍDEO

Câmera de segurança flagrou o momento em que o veículo é levado em uma rua de Santos, no litoral de São Paulo. Vídeo flagra fusca de socióloga sendo furtado em Santos (SP) Uma socióloga que realiza uma pesquisa sobre carros roubados teve o seu fusca, considerado 'xodó' e que carrega um grande apego emocional, furtado em Santos, no litoral de São Paulo. Apesar de classificar a situação como 'irônica', por […]

today2 de junho de 2022 122

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%