Dados são da GissOnline, plataforma de arrecadação dos municípios; aumento é de 35% de janeiro a março de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021
Guarujá é a cidade do Baixada Santista com maior crescimento na arrecadação de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a março, o crescimento em Guarujá foi de 35%, sendo R$ 58.684.653,06 este ano contra R$ 43.403.328,56 de 2021.
Os dados são da GissOnline, plataforma de arrecadação dos municípios, desenvolvida pela empresa Eicon. Na Baixada Santista, também foram realizados levantamentos em Santos (com aumento de 25% entre 2021 e 2022) e Bertioga (de 29%), todas clientes da plataforma. O setor de serviços inclui os segmentos de construção civil, turismo, academias e serviços financeiros, entre outros.
Segundo o CEO da Eicon, Luiz Alberto Rodrigues, o ótimo resultado na arrecadação do ISSQN demonstra uma forte retomada do crescimento econômico em Guarujá. “Sabemos que a pandemia da covid-19 e a piora da situação macroeconômica do País têm atrapalhado o poder de compra das famílias. No entanto, a forte atuação da prefeitura na atração de investimentos para o município, aliada à gestão inteligente dos recursos proporcionada pela GissOnline, demonstra que esse quadro está se revertendo”, explica Rodrigues.
Empresas abertas é outro destaque
Outro indicativo de retomada econômica em Guarujá é o número de novas inscrições abertas: no primeiro trimestre deste ano, foram 495 empresas abrindo as portas, contra apenas 35 encerradas. No mesmo período de 2021, foram 602 novos estabelecimentos abertos e 139 fechados.
Para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), uma das grandes apostas de Guarujá tem sido a inovadora iniciativa para fomentar investimentos por meio de incentivos fiscais: o Programa de Desenvolvimento da Economia e Atração de Investimentos (Pró-Guarujá).
De olho na geração de novos postos de trabalho, assim como no aumento da renda e das oportunidades de desenvolvimento, a Prefeitura de Guarujá lançou no início deste ano esse arrojado programa de cunho econômico.
Entre os estímulos estão descontos em impostos e até isenção em taxas, englobando todos os setores produtivos do Município, entre eles o retroporto, náutico, industrial, apoio logístico, comércio, prestação de serviços e construção civil, entre outros que poderão ser julgados pertinentes. Podem ser beneficiadas tanto empresas que vierem a se instalar na Cidade, quanto as que já funcionam, mas pretendem ampliar seus negócios.
O objetivo é um só: criar um círculo virtuoso de crescimento, que resulte no aumento da oferta de trabalho e, consequentemente, no aquecimento da economia da Cidade. “Queremos emprego, fomentar a atividade econômica. Mantendo as pessoas aqui, oferecendo trabalho para elas, o consumo também será aqui”, explica o titular da Sedep.
O secretário municipal complementa que a prioridade é dar segurança jurídica para atrair novos investimentos e mantê-los aqui. “Algumas das formas de se fazer isso são garantir isenção e redução de impostos. Para isso, é preciso se enquadrar em metas e solicitar o benefício, que valerá a partir do ano seguinte e varia de acordo com o tipo de investimento”, destacou.
O requerimento de incentivo deverá ser protocolado na Sedep, que fica na Avenida Leomil, 630, no Centro. A partir daí, será feita uma avaliação da Comissão de Acompanhamento e Apoio a Investimentos, que terá até 30 dias corridos para emissão de parecer.
Publicar comentários (0)