G1 Santos

Guarujá terá ambulatório para receber animais silvestres acidentados e resgatados

today22 de junho de 2024 4

Fundo
share close

Guarujá, no litoral de São Paulo, terá o primeiro ambulatório de animais silvestres da cidade. Com investimento de R$ 611,9 mil, o espaço vai atender animais acidentados e resgatados por órgãos de fiscalização do município. A previsão é de que os atendimentos comecem em setembro.

De acordo com a Prefeitura de Guarujá, 70% da estrutura do ambulatório já foi construída no Parque Moacir Corrêa dos Santos, na Avenida Guadalajara, 1.389, no bairro Balneário Cidade Atlântica.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) está à frente do processo de obras, que foram viabilizadas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). Isto é, o órgão aprovou que verbas municipais fossem direcionadas à iniciativa.



O ambulatório atenderá animais acidentados e resgatados por órgãos como o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) Ambiental.

Segundo a prefeitura, o ambulatório também fará o acondicionamento temporário das espécies, com salas de procedimentos, nove recintos de pequeno a grande porte, recepção, escritório, banheiro e cozinha.

A proposta é que, após os atendimentos preliminares, as espécies sejam encaminhadas para locais adequados, como o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), o Orquidário de Santos e o meio ambiente, em caso de solturas.

Atualmente, a Semam realiza tratativas com o órgão para firmar um novo TAC, de valor estimado de R$ 100 mil, desta vez para a compra de equipamentos para o manejo de animais. O documento deve ser oficializado nos próximos dias.

Entre os itens, estão autoclave, mesa cirúrgica, incubadora, estufa, kit cirúrgico, oxímetro, aparelho de anestesia, microscópio, centrífuga, freezer, leitor de microchip e caixa de transporte.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

linhas-de-onibus-e-do-vlt-sofrem-alteracao-no-trajeto-por-conta-de-obras-em-santos;-confira

G1 Santos

Linhas de ônibus e do VLT sofrem alteração no trajeto por conta de obras em Santos; confira

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), entre as estações Barreiros e Porto, terá alteração na operação do sistema por conta da nova fase de obras do VLT no Centro de Santos, no litoral de São Paulo. Algumas linhas de ônibus intermunicipais e municipais também sofrerão desvios no itinerário por conta disso. As mudanças acontecem a partir de sábado (29). (confira alterações abaixo) Os bloqueios serão feitos em trechos das avenidas […]

today22 de junho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%