‘Houve muita sintonia entre os discursos de Biden e Lula’, diz Guga Chacra
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Joe Biden, dos Estados Unidos, foram os primeiros chefes de estados a discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (19) e concordaram em muitos pontos expostos.
Segundo o comentarista da GloboNews Guga Chacra, os dois líderes abordaram vários temas em comum.
“Houve muito consenso, como nas falas sobre FMI, Banco Mundial e até da reforma do Conselho de Segurança da ONU. Os dois também citaram o problema do Haiti, segurança alimentar e da comunidade LGBTQ+ e os direitos das mulheres. Houve uma sucessão de temas que tanto o presidente do Brasil quanto o presidente americano foram na mesma linha”, diz Guga Chacra.
Para o comentarista, a guerra na Ucrânia foi tratada de maneira diferente pelos dois, mas não chegou a ser uma divergência, já que o presidente Lula não se aprofundou. Guga citou ainda o fato de o brasileiro ter dificuldade em criticar a Rússia e Vladimir Putin.
“Do lado do Biden tem uma tremenda hipocrisia quando ele fala em integridade territorial, pois a Armênia acabou de ser bombardeada pelo Azerbaijão, que os EUA apoiam”, completa o comentarista.
“Em relação aos dois discursos, que é o mais importante, houve muita sintonia entre o presidente brasileiro e o presidente dos EUA”, conclui Guga.
Guga Chacra analisa discurso de Biden e Lula na Assembleia da ONU. — Foto: GloboNews
‘O mundo está cada vez mais desigual’, diz Lula ao abrir discurso na Assembleia Geral da ONU
Publicar comentários (0)