G1 Mundo

Guga Chacra: Lula e Biden demonstram sintonia por passado contra Bolsonaro e Trump

today20 de setembro de 2023 4

Fundo
share close

Para o comentarista Guga Chacra, da GloboNews, a imagem passada no encontro é de sintonia, já que os dois saíram vencedores de eleições marcadas por ataques à democracia.

“Os dois veem similaridade pelos momentos que passaram. Eles derrotaram candidatos que eram antidemocráticos: Trump nos EUA e Bolsonaro no Brasil. Candidatos que não aceitaram os resultados das urnas. Uma similaridade muito grande”, explica Guga, citando a invasão ao Capitólio e ataques aos prédios em Brasília.

Apesar da sintonia, continua o comentarista, os dois países ainda possuem divergências, como no caso da guerra na Ucrânia. “É normal que países tenham divergências sobre alguns temas. Eles têm posições distintas sobre a guerra na Ucrânia, mas não antagônicas”, completa.



Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras

A proposta prevê ações conjuntas para ampliar discussões sobre melhorias nas condições de trabalhadores. Em fala ao lado do presidente norte-americano, Lula disse que EUA e Brasil devem se comportar como “amigos”, em busca de um propósito comum.

“Espero que a relação Estados Unidos e Brasil seja aperfeiçoada e que a gente se trate e se comporte como amigos em busca de um objetivo comum: desenvolvimento e melhoria de vida do povo”, disse.

Ao lado de Biden, que derrotou o então presidente Donald Trump nas eleições de 2020, Lula disse que a “negação da política” ameaça a democracia e tem provocado o surgimento de grupos extremistas em todo o mundo.

“A democracia cada vez se corre mais perigo porque a negação da política tem feito com que setores extremistas tentem ocupar o espaço, em função da negação política. Isso já aconteceu no Brasil, está acontecendo na Argentina e está acontecendo em vários outros países”, afirmou.

O presidente brasileiro também voltou a defender o combate às desigualdades como uma prioridade na agenda mundial.

“Estamos tentando convencer as pessoas que, quanto menos pobre existir na humanidade, melhor ainda será para os ricos. A pobreza e a desigualdade não interessam a ninguém”, disse.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

assedio-ao-vivo-em-tv-espanhola-gera-indignacao-no-pais;-veja-video

G1 Mundo

Assédio ao vivo em TV espanhola gera indignação no país; veja vídeo

Um homem encostou nas nádegas de uma repórter enquanto ela estava ao vivo em uma transmissão. A polícia localizou o rapaz e o levou a um distrito policial. Assédio a repórter gera indignação na Espanha Uma repórter de TV da Espanha foi interrompida quando fazia uma transmissão ao vivo de uma rua da cidade de Madri por um homem que a tocou na região das nádegas. O incidente aconteceu no […]

today20 de setembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%