G1 Santos

Hacker que ostentava vida de luxo na web é procurado em SP por aplicar golpes bancários no Brasil e exterior

today1 de junho de 2023 21

Fundo
share close

Um jovem de Santos, no litoral de São Paulo, é investigado por participar de uma quadrilha que invade o sistema de bancos brasileiros e estrangeiros, desviando grandes quantias em dinheiro e extorquindo as vítimas. Matheus Martins Marques, que ostentava uma vida de luxo nas redes sociais, está sendo procurado pelo Polícia Civil e, segundo a autoridade policial, é considerado foragido.

O criminoso virtual faz parte do grupo de investigados da Operação Black Hat, da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), de Brasília, que está sendo realizada desde janeiro deste ano. Os policiais fazem operações e investigações para identificar cibercriminosos, aqueles cometem crimes utilizando a internet.

Em maio, uma ação contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP) e teve como objetivo o cumprimento de mandado de prisão e dois mandados de buscas e apreensão domiciliar em Santos. Matheus não foi localizado após de ter sido procurado em alguns endereços de conhecimento das autoridades. Até o momento, o paradeiro dele é desconhecido.



Segundo apurado pelo g1, o grupo realizava chantagem após tentativa de ataque de ransomware [dispositivo que pode bloquear o computador] contra instituição bancária de Brasília e, depois, exigia um resgate em dinheiro para desbloqueá-lo.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, os suspeitos pediam cerca de 50 bitcoins, o equivalente a quase R$ 7 milhões, para não repassarem as informações que supostamente teriam sido acessadas das vítimas.

Ainda de acordo com a polícia, os criminosos serão indiciados pela prática dos crimes extorsão, com pena de reclusão, de quatro a dez anos, invasão de dispositivo informativo, com pena reclusão de 1 a 4 anos e associação criminosa, com pena de 1 a 3 anos.

A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou a Operação Black Hat contra cibercriminosos que realizavam chantagem após tentativa de ataque contra correntistas com contas bancária em Brasília.

De acordo com a Polícia Civil, uma investigação relacionada a um inquérito policial, que está na vara Criminal de Brasília, foi realizada. O objetivo é identificar a autoria dos crimes de extorsão e de invasão de dispositivo pessoais. Segundo apurado pelas autoridades, um grupo com conhecimento ligado ao hackerismo tentou invadir a infraestrutura de informática do banco.

Vídeos: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

loola-esta-sendo-um-fiasco-total

Pleno News

Loola está sendo um fiasco total

HomeOpiniãoRenato VargensLoola está sendo um fiasco total Estamos de olho, por isso eles querem censurar a Internet Renato Vargens - 01/06/2023 12h01 Nicolás Maduro e Lula Foto: Ricardo Stuckert Loola pensava que o seu terceiro governo seria similar aos dois primeiros. Na verdade, ele achava que ninguém fiscalizaria ou mesmo se posicionaria contra seus atos, falas e atitudes. Ledo engano! O Brasil de hoje, por meio das redes sociais, está […]

today1 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%