G1 Mundo

Hamas deu resposta positiva a proposta de nova trégua, diz premiê do Catar

today6 de fevereiro de 2024 1

Fundo
share close

O Hamas deu uma “resposta positiva” à proposta de uma nova trégua com Israel na guerra que os dois lados travam na Faixa de Gaza, disse nesta terça-feira (6) o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdul-Rahman, que intermedeia as negociações ao lado dos Estados Unidos e do Egito.

“Recebemos uma resposta do Hamas em relação ao marco geral do acordo sobre os reféns. Esta resposta contém alguns comentários, mas no geral é positiva”, disse o premiê catariano em Doha ao lado do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que viajou ao Oriente Médio.

Também em pronunciamento, Blinken disse que a proposta de trégua atual “não só repete, mas expande a pausa prévia para alcançar a libertação dos reféns remanescentes e garantir um alívio humanitário para Gaza.



Em comunicado, o Hamas confirmou ter respondido formalmente à proposta de trégua, mas não disse se a resposta foi positiva ou negativa. O teor da proposta também não havia sido divulgado até a última atualização desta notícia, mas, à agência de notícias Reuters, um membro do Hamas disse que o grupo terrorista está tentando a libertação “do maior número de palestinos presos” em prisões israelenses possíveis.

Na primeira trégua, em novembro, Israel se comprometeu a interromper os bombardeios em Gaza em troca da libertação de parte dos reféns sequestrados pelo Hamas nos ataques do grupo terrorista ao sul de Israel em 7 de outubro. Pelo acordo, Tel Aviv também libertou prisioneiros palestinos na Cisjordânia.

O presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou nesta terça que “há um movimento” na tentativa que EUA, Egito e Catar fazem para destravar o acordo.

Já o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que seu governo estava estudando a resposta do Hamas à estrutura.

“A resposta do Hamas foi transmitida pelo mediador do Catar ao Mossad. Seus detalhes estão sendo cuidadosamente avaliados pelos funcionários envolvidos nas negociações”, disse o comunicado.

EUA tentam selar cessar-fogo entre Israel e Hamas

EUA tentam selar cessar-fogo entre Israel e Hamas




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

harry-nao-encontrara-com-william-em-visita-a-rei-em-londres-apos-diagnostico-de-cancer,-diz-bbc

G1 Mundo

Harry não encontrará com William em visita a rei em Londres após diagnóstico de câncer, diz BBC

Na segunda-feira (5), após a notícia de que o monarca foi diagnosticado com câncer, Harry, que vive na Califórnia com a mulher e os filhos desde 2020, anunciou que iria ao Reino Unido para ver o pai. Ele foi visto no aeroporto internacional de Los Angeles na noite de segunda, de acordo com a BBC, e chegou a Londres na manhã desta terça (6). Harry não vai encontrar com seu […]

today6 de fevereiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%