G1 Mundo

História vai responsabilizar Donald Trump por invasão ao Capitólio, diz Mike Pence

today12 de março de 2023 10

Fundo
share close

Em 6 de janeiro de 2021, a democracia americana foi fortemente ameaçada quando apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram o Capitólio, o centro legislativo dos Estados Unidos, protestando contra o resultado das eleições que haviam levado o democrata Joe Biden ao poder.

“O presidente estava errado”, martelou o antigo conselheiro de Trump durante o Gridiron Dinner, um evento de gala organizado entre jornalistas e políticos proeminentes. Não havia câmeras no jantar, uma maneira de deixar os políticos mais soltos em suas falas.

Segundo diferentes jornais americanos, Pence estava leve e chegou a aludir a sua possível candidatura. “Apoiarei de todo coração e sem reservas o candidato republicano à presidência em 2024, se for eu”, brincou.



Em seguida, com voz séria, Pence disparou contra seu ex-companheiro republicano. “O povo tem o direito de saber o que aconteceu em 6 de janeiro”, disse ele, descrevendo o ataque ao Capitólio como uma vergonha e lembrando as tentativas de Trump de anular o resultado da eleição.

“Eu não tinha o direito de anular [o resultado ] da eleição. E seu discurso imprudente colocaram em risco minha família e todos os que estavam dentro do Capitólio naquele dia. Eu sei que a história vai colocar Trump como o responsável”, declarou.

Mike Pence está tentando se distanciar politicamente do ex-presidente. Em sua mira está uma possível candidatura às primárias republicanas.

Contudo, esse jogo é delicado. Pence precisa manter o equilíbrio para não despertar a rejeição da maioria dos eleitores republicanos. Essa seria a razão, segundo analistas, para que o ex-vice-presidente continue a se recusar a testemunhar em tribunal sobre o papel de Trump no 6 de janeiro de 2021.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ira-detem-mais-de-100-pessoas-suspeitas-nos-casos-de-envenenamento-de-milhares-de-alunas

G1 Mundo

Irã detém mais de 100 pessoas suspeitas nos casos de envenenamento de milhares de alunas

Mais de 100 pessoas foram detidas no Irã no âmbito da investigação sobre as intoxicações que afetaram milhares de alunas em escolas, um caso que chocou o país, anunciaram as autoridades. "Mais de 100 pessoas suspeitas de responsabilidade nos incidentes nas escolas foram identificadas, detidas e interrogadas", informou o ministério do Interior em um comunicado divulgado pela agência oficial Irna. O ministério explicou que entre os detentos, alguns tinham "motivação […]

today12 de março de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%