Um homem de 46 anos resgatou a tradição de decorar a rua para a Copa do Mundo com a finalidade de aproximar crianças e adolescentes da ‘paixão nacional’ e diminuir a ansiedade e a depressão que, que segundo ele, alguns dos jovens sofrem. Luciano dos Santos Pereira contou ao g1 neste sábado (5) que além de pintar a rua da comunidade, o projeto está ‘transformando vidas’. Assim que tudo estiver decorado, também haverá um torneio de futebol entre as crianças e adolescentes do local.
“Comecei a identificar que quase 80% deles [das crianças e adolescentes] são órfãos de pais vivos. São pais separados e outros pais perdidos na vida. Muitos desses jovens têm temperamentos explosivos, são depressivos e ansiosos. Eu descobri que esse projeto é mais do que pintar o chão, é ajudar os jovens em áreas que eu nem imaginava”, afirmou.
Luciano dos Santos Pereira reuniu crianças e adolescentes para decorar a rua onde moram, no Gurujá — Foto: Luciano dos Santos Pereira/Arquivo pessoal
De acordo com o trabalhador portuário, a ideia de decorar a rua São Miguel, no bairro Sítio Paecara, distrito de Vicente de Carvalho, surgiu quando ele pensou que poderia ajudar os adolescentes que costumam ficar na rua jogando bola. Ele conta que chamou alguns deles e propôs que eles vivessem o que ele vivou. “No meu tempo quando a Copa do Mundo se aproximava a gente ficava agitado e decorava tudo. Faltava um mês para a Copa e eles não tinham expectativa de nada”.
Os adolescentes toparam a ideia, e entre os dias 23 e 24 de outubro saíram batendo de porta em porta pedindo doações para comprar tintas e materiais. Luciano lembra que no primeiro dia conseguiram arrecadar R$ 200. Aproximadamente de 25 jovens, além de alguns vizinhos estão com ‘a mão na obra’ para enfeitar o local. Segundo o idealizador, estão pintando o mascote da Copa, bandeiras do Brasil, a taça do mundial, entre outras coisas.
Crianças e adolescentes aderiam ao projeto e enfeitam a rua São Miguel, no Guarujá — Foto: Luciano dos Santos Pereira/Arquivo pessoal
“Criamos um grupo com mais de 20 jovens e adolescentes, dando a eles algumas responsabilidades. Alguns deles começaram a mudar e os pais deles também estão mudando. Eles estão em atividade, estão felizes e focados. Pelo menos por um momento está tendo mudança. O projeto tomou uma proporção que eu não imaginava. Esta sendo algo maravilhoso. Estou muito feliz com o desempenho deles, e eles também estão muito felizes’, declarou.
O idealizador do projeto afirma que tudo deve estar enfeitado até o dia 18 de novembro, pois no dia 19 haverá a Copa do Mundo da rua São Miguel. Ele explicou que acontecerá um torneiro entre as crianças e adolescentes, além de uma festa entre os moradores. “O Brasil é o país do futebol. A Copa do Mundo é contagiante”, finalizou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)