G1 Mundo

Homem responsável por armas no assassinato do presidente do Haiti se declara culpado

today24 de março de 2023 8

Fundo
share close

De acordo com documentos judiciais, Rodolphe Jaar é um dos 11 réus do caso, que inclui empresários acusados de ajudar a obter veículos e armas de fogo na Flórida, e ex-soldados colombianos acusados de matar Moise em seu quarto.

Segundo declaração de confissão de Jaar assinada nesta sexta-feira, ele forneceu verbas e funcionários para sequestrar Moise, mas o plano inicial transformou-se mais tarde em uma trama de assassinato. Parte do dinheiro foi usado para comprar armas e pagar subornos para pessoas ligadas ao esquema de segurança do presidente, disse o documento.

Jaar se reuniu com os co-conspiradores na noite anterior ao assassinato, segundo a declaração, momento em que o haitiano-americano James Solages afirmou que o objetivo era matar Moise.



O documento do tribunal acrescentou que Jaar também se encontrou com outros réus, incluindo o ex-senador haitiano Joseph Joel John, o haitiano-americano Joseph Vincent, o ex-oficial militar colombiano German Rivera e Antonio Intriago, venezuelano proprietário de uma empresa de segurança privada com sede em Miami.

Veja abaixo um vídeo sobre o assassinato de Moise.

Presidente do Haiti, Jovenel Moíse, é assassinado a tiros durante a noite

Presidente do Haiti, Jovenel Moíse, é assassinado a tiros durante a noite

Jaar também foi acusado de ajudar um grupo de colombianos envolvidos no caso a se esconder das autoridades haitianas, segundo comunicado do Departamento de Justiça dos EUA após sua prisão no ano passado.

Jaar foi detido na vizinha República Dominicana no início de 2022.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

extremista-de-direita-e-condenado-a-dez-anos-de-prisao-na-alemanha

G1 Mundo

Extremista de direita é condenado a dez anos de prisão na Alemanha

Além da detenção por uma década, o homem de 62 anos terá de pagar uma multa de 30 mil euros por lesão corporal, resistência e ataque a autoridades, deixar o local do incidente sem autorização e dirigir embriagado. A sentença, no entanto, ainda não é definitiva. O réu foi o primeiro possível membro do grupo radical a enfrentar acusações do Ministério Público Federal. O Reichsbürger, que significa "Cidadãos do Império […]

today24 de março de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%