G1 Santos

Hospital conta com cardápio diferenciado para ajudar na recuperação de pacientes

today20 de dezembro de 2022 21

Fundo
share close

A Beneficência Portuguesa de Santos é um dos hospitais que valoriza a presença de médicos nutrólogos na equipe, que é lei federal, mas muitas pessoas não sabem.

“Nós somos responsáveis por prescrições de dietas especiais e junto aos nutricionistas elaboramos um plano de ação para adaptar as necessidades do paciente, aos desejos que ele tem dentro do hospital”, afirma Dra. Cristiane Perez Diz (CRM: SP 85686), clínica médica, intensivista e nutróloga.

Durante tratamentos, por conta dos medicamentos, as papilas gustativas sofrem alterações, mudando o gosto dos alimentos, mesmo assim, a alimentação é responsável por alavancar a melhora dos pacientes, “no caso de patologias como hipertensão e diabetes, a dieta ajuda a compensá-las”, acrescenta a especialista.



“A Nutrologia ainda engloba como área de atuação, a Nutrição em pacientes graves. Paciente que não consegue se alimentar por via oral, seja por encontrar-se em Terapia Intensiva sob ventilação mecânica ou por patologias que de alguma forma tornam o Trato Gastrointestinal inviável para o uso, como o câncer. Assim, são nutridos através de sondas ou cateteres fazendo uso de Nutrição Enteral ou Parenteral, alternativas viáveis e extremamente completas tanto do ponto de vista nutricional quanto ao fornecimento de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Esse tipo de alimentação é prescrita pelo Médico Nutrólogo e acompanhada por nutricionistas e profissionais da enfermagem que integram a equipe multidisciplinar.”

Dra. Cristiane: A alimentação é responsável por alavancar a melhora do paciente — Foto: Divulgação/SPB

“Quando a pessoa enferma consegue, dentro desse plano alimentar, comer algo que gosta, com uma boa apresentação, ajuda muito também na parte psicológica, afinal, ele se sente acolhido e prestigiado”, conta a nutróloga Dra. Cristiane.

Cada detalhe é pensado de acordo com o paciente

Sendo assim, a Beneficência Portuguesa de Santos conta com um chef de cozinha especialista em caprichar nas apresentações dos pratos, além dos cardápios diferenciados para que a pessoa não se sinta em um ambiente hospitalar

O Chef José Nascimento, mais conhecido como Zé, formado em Gastronomia e Teologia, conta que diversifica sempre que possível nas proteínas servidas aos pacientes.

“Em 1995, quando o hospital decidiu inovar nesta área gastronômica, eu precisei pensar um prato que marcasse aquele momento e se tornasse uma marca registrada da cozinha da Beneficência, então decidi criar um petisco de bacalhau e deixei à disposição em qualquer horário do dia”, conta José.

O Chef José, conhecido como Zé diversifica, sempre que possível, as proteínas dos cardápios, criando novos pratos e petiscos — Foto: Divulgação/SPB

O bolinho de bacalhau é muito desejado e conhecido, além dele, os biscoitos especiais, sablê de baunilha e os sequilhos de limão também são marcas na culinária da instituição. A receita do bolinho de bacalhau, o Chef José não revela. Outro segredo do Chef é o apreciado e singular “Patê de Abril em 3 Tempos” – que representa a senha para a deflagração da Revolução dos Cravos, movimento que marcou o início da Democracia em Portugal, em 25 de Abril de 1974, evento anualmente celebrado na Beneficência.

Esta iguaria é servida apenas na celebração, quando representantes de entidades portuguesas e outros convidados se reúnem na tradicional cerimônia.

Alimentos que são peças chaves para aumentar a imunidade

É protocolo do hospital a visita periódica de nutricionistas junto aos leitos, duas a três vezes por semana. “Nestas visitas geramos um relatório para cada paciente onde consta preferências e aversões, mediante as restrições alimentares, diante a doença de cada um”, explica a nutricionista Daniela Figueredo.

A nutricionista Daniela conta que independente do tratamento, alguns alimentos são peças-chave na recuperação do estado nutricional do paciente.

  • Frutas cítricas – laranja, limão, maracujá, limão, abacaxi, etc.
  • Vegetais verdes escuros

Óleos vegetais, peixe, leite integral e vegetais de cores amarelo alaranjados

Carnes magras, grãos e sementes

Gema de ovo, óleos vegetais, nozes e amêndoas

“A gastronomia hospitalar que une o valor de uma alimentação nutricionalmente adequada e semelhante ao dia a dia de cada indivíduo deve ser considerada humanizada. Dessa forma, ameniza-se o sofrimento, dando um “efeito colateral” positivo à terapêutica do paciente”, conclui a nutricionista Daniela.

A nutricionista Daniela conta afirma que, quando a alimentação é “humanizada”, é dado um resultado positivo terapêutico ao paciente — Foto: Divulgação/SPB

A Beneficência Portuguesa de Santos é referência em atendimento humanizado na Baixada Santista e presta socorro a pacientes da rede particular, de planos de saúde e do SUS.

A instituição, que demonstra qualidade impecável no serviço de nutrição, tem como diferencial uma equipe qualificada que trata os pacientes sempre com compaixão e empatia, além de ter todos os recursos e estrutura para oferecer a eles a melhor experiência. O setor serve em média, 29 mil refeições mensais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governador-da-virginia-diz-que-usa-sua-fe-em-jesus-para-liderar

Gospel Prime

Governador da Virgínia diz que usa sua fé em Jesus para liderar

O governador do estado da Virgínia, Glenn Youngkin, baseou sua campanha na fé e frequentemente enfatizou que ele não se candidatou por suas próprias ambições políticas, mas porque se sentiu chamado por Deus para entrar na arena política. “Sou eternamente grata por Ele me chamar e dizer: ‘saia de onde você está confortável e vá para algum lugar onde você se sinta desconfortável'”, disse Youngkin, segundo Faith Wire. Nesse sentido, […]

today20 de dezembro de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%