G1 Santos

Idoso aguarda cirurgia no fêmur há uma semana em São Vicente: ‘não consegue andar, nem se mexer’

today19 de outubro de 2022 17

Fundo
share close

Um idoso está há mais de uma semana internado no Hospital Vicentino, no litoral de São Paulo, aguardando o agendamento de uma cirurgia para tratar uma fratura no fêmur, o osso da coxa. Segundo familiares, o estado de saúde dele piora a cada dia. A Prefeitura de São Vicente informou que ele está na fila para a realização da cirurgia.

Inaldo de Santana, de 65 anos, completa uma semana internado nesta quarta-feira (19). Segundo a filha do idoso, Cristiane de Santana, de 39 anos, a lesão foi próxima à região do quadril, causando dores constantes e o impossibilitando de se locomover.

Ela diz que o pai apresenta melhoras, devido ao efeito das medicações, mas na maior parte do tempo ele se encontra com dor. “Ele está doido para ir embora, mas ele não consegue andar nem se mexer, porque dói muito”.

A fratura no fêmur, o maior osso do corpo humano, ocorreu no último dia 12 durante a noite. Cristiane explica que Inaldo não tem muita firmeza na perna esquerda por sofrer com problemas vasculares locais.

“Ele não consegue dobrar a perna e, como também já tinha bebido um pouco, acabou se desequilibrando e caiu”, afirma. Após a queda, familiares que estavam próximos ainda o levantaram e o colocaram em uma cadeira. Porém, o pai dela já estava com feridas na perna e não conseguia andar. A filha dele acredita que essa tentativa de suporte possa ter piorado a situação.



Após a queda, familiares que estavam próximos ainda o levantaram e o sentaram em uma cadeira, porém, o pai dela já não conseguia andar — Foto: Arquivo Pessoal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e levou Inaldo para o Hospital Vicentino, onde foi atendido na especialidade da ortopedia. Ele foi informado que seria encaminhado à cirurgia, porém, um agravante impediu a realização do procedimento. Segundo a Cristiane, o pai tem fístulas anais e que só começaram a ser tratadas com um antibiótico na terça-feira (18).

“Ele vai ter que tratar essa infecção e tomar o antibiótico para fazer essa cirurgia”, ressalta Cristiane. De acordo com a filha dele, durante a visita médica desta terça-feira, o médico chegou a indicar a necessidade do uso de uma prótese na perna. Caso haja a necessidade real da implantação, Inaldo precisaria ser transferido de hospital, segundo ela. Mas, a filha ainda não tem respostas de como ficará o tratamento do pai.

Segundo a médica Caroline Reigada, as fístulas anais são uma ligação anormal entre uma glândula no ânus e a pele do glúteo. A doença é crônica e incomum, e surge devido a uma inflamação no local, após um abscesso [bolsa de pus] não cicatrizado. A médica ainda explica que o principal tratamento para as fístulas é a cirurgia.

Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que se trata de uma demanda reprimida, ou seja, outros pacientes aguardam o mesmo procedimento e que são avaliados conforme o grau de urgência do caso. Após isso, eles são inseridos em uma fila para a realização da cirurgia, o qual Inaldo já foi inserido.

“Enquanto aguarda a realização da cirurgia, ele tem recebido todos os cuidados necessários e acolhimento por parte dos profissionais do hospital”, ressaltou a Secretaria de Saúde.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

creche-promove-eleicao-das-frutas-com-campanha-eleitoral-e-leva-criancas-as-urnas-para-votacao

G1 Santos

Creche promove eleição das frutas com campanha eleitoral e leva crianças às urnas para votação

Crianças de uma creche em São Vicente, no litoral de São Paulo, estão vivenciando o período eleitoral no ambiente escolar com direito a título de eleitor, campanha e votação. A ideia das professoras surgiu após notarem que os alunos imitavam alguns candidatos. As crianças de unidade podem votar em candidatos super saudáveis como Abacaxi, a Banana e o Morango e, assim, aprendem como funciona o processo eleitoral. O Projeto Eleições […]

today19 de outubro de 2022 72

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%