Prefeitura de Guarujá

Inaugurada, Loja Eco Troca Cultural tem sua primeira colaboradora

today11 de outubro de 2022 9

Fundo
share close

Espaço para coleta de material plástico foi inaugurado no último dia 7

Trazendo várias sacolas contendo garrafas pet e tampinhas de plástico, Teresa Finesso foi a primeira colaboradora da Loja Eco Troca Cultural. O espaço foi inaugurado em Guarujá no último dia 7, no Teatro Municipal Procópio Ferreira e faz parte do Projeto Recicla Cidade. A realização é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano.

“Estou acostumada a separar o lixo reciclável no prédio onde moro. Quando soube que poderia trocar o plástico por produtos de artesanato, vim garantir o meu, pois sou apaixonada por artesanato”, contou a aluna do curso. que é oferecido pela Secult.

No local, a população poderá obter miçangas, tintas, tecidos, bordado, linhas de lã, colas, telas e até instrumentos musicais. Cada produto vale pontuação. No caso do livro, por exemplo, cada exemplar vale 50 moedas. Desta forma, a cada um quilo de plástico arrecadado, o material é pesado e a pessoa ganha um eco carteira (cupom). Conforme a quantidade, ela recebe um carimbo e começa a juntar pontos para a troca. Todo material plástico coletado é posteriormente encaminhado às cooperativas da Cidade.

Ao trocar 40 embalagens plásticas, secas e higienizadas, o munícipe concorrerá ainda a um sorteio de celular Iphone 13. A troca de recicláveis por cupons acontecerá até o dia 24 de fevereiro de 2023, com resultado divulgado no dia 8 de março do mesmo ano. A transmissão será ao vivo pelo YouTube da ONG Espaço Urbano.



A Eco Troca Cultural ganhou um ponto de entrega voluntária (PEV) e é a sexta implantada na Cidade. Na cerimônia de inauguração, o secretário municipal de Cultura, falou que a Loja vem ao encontro dos projetos da pasta. “Quando soube desta ação, logo quis que isso se tornasse uma realidade. Precisamos estar em cada comunidade e por meio de parcerias como essa vamos expandir a loja cultural pela Cidade”.

A coordenadora de projetos da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, conta sobre os pilares da iniciativa. “Ela possui três principais causas: ambiental, social e cultural. A gente uniu o lixo ao luxo, pois o plástico que encontramos no meio ambiente se tornou um item valioso em nossas mãos”.

As tratativas para o funcionamento do Projeto em Guarujá começaram antes da pandemia, de acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente. “É uma ação que envolve todo mundo, com ações compartilhadas. Uma união entre cooperativas, sociedade civil e poder público”, definiu.

A solenidade de inauguração teve a apresentação da flautista da Orquestra Municipal de Guarujá, Amanda Lopes. O evento registrou ainda a participação de representantes de cooperativas da Cidade, além dos técnicos da Secult, representantes da sociedade civil e convidados.

Recicla Cidade

O Recicla Cidade visa à sensibilização e capacitação em educação ambiental dos atores sociais envolvidos no setor de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, incentivando o aumento da quantidade e qualidade dos materiais destinados corretamente para reciclagem.

Dentro dele, está o programa ambiental “Reciclou, Ganhou!”, que foi instituído na Cidade por meio da Lei 5.031/ 2022. Além de Guarujá, o projeto está em 20 cidades no Estado, dentre elas, as 12 cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e as sete cidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ouvidoria-escuta-demandas-na-avenida-thiago-ferreira

Prefeitura de Guarujá

Ouvidoria escuta demandas na Avenida Thiago Ferreira

Moradores e comerciantes conversaram com os agentes da pasta sobre diversos assuntos Ao ver um funcionário com colete da Ouvidoria Geral de Guarujá passar pela Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho, o comerciante Luiz Fernando Amorim aproveitou para fazer sua sugestão sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura. Os agentes da pasta percorreram a via, na tarde desta segunda-feira (10), abordando comerciantes e moradores de um dos maiores comércios da Baixada […]

today11 de outubro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%