G1 Mundo

Incêndio no Canadá: imagens de satélite mostram avanço de resíduos da queimada pelo mundo

today8 de junho de 2023 32

Fundo
share close

Centenas de incêndios florestais descontrolados atingiram o Canadá nesta quarta-feira (7). Cerca de 3,8 milhões de hectares (38 mil km²) já queimaram.

Os incêndios florestais produzem diversos gases, principalmente o Monóxido de Carbono (CO²) que ficam dispersos pela atmosfera. Veja o avanço desses resíduos no vídeo acima e nos mapas abaixo.

Projeção do satélite Copernicus para a próxima segunda-feira (12) mostra partículas do incêndio no Canadá se dispersando — Foto: Reprodução/Copernicus



Na primeira parte, o mapa mostra a dissipação de uma nuvem de pequenas partículas ou gotículas líquidas que ficam suspensas na atmosfera. Elas são conhecidas como aerossóis atmosféricos.

Sua principal concentração está na região do Canadá e dos EUA. A tendência é que com o passar dos dias a região norte da Europa comece a notar a presença dessas partículas na atmosfera. No estado que chegará nos países europeus, ela não será prejudicial para a saúde dos cidadãos.

Projeção do satélite Copernicus para o dia 13 de junho mostra dispersão do monóxido de carbono após incêndios no Canadá — Foto: Reprodução/Copernicus

Já o segundo mapa é uma representação do avanço de uma “nuvem” de Monóxido de Carbono (CO²). Segundo o especialista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Alberto Setzer confirmou ao g1, ela indica emissões de combustão incompleta, o que é comum nos incêndios florestais/queimadas, sendo um gás tóxico que permanece na atmosfera por alguns meses.

O pesquisador afirma ainda que essa “nuvem” chegará muito diluída e “apenas mudará a cor do céu e do por/nascer do sol”.

A tendência é que ele fique mais avermelhado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

china-tera-instalacao-de-espionagem-em-cuba,-diz-jornal

G1 Mundo

China terá instalação de espionagem em Cuba, diz jornal

A instalação de espionagem permitiria a Pequim coletar comunicações eletrônicas do sudeste dos Estados Unidos, que abriga muitas bases militares americanas, e também monitorar o tráfego de navios, diz a reportagem. A sede do Comando Central dos Estados Unidos está sediada em Tampa, na Flórida. Já Fort Liberty, a maior base militar dos EUA, está sediada na Carolina do Norte, também próximo da costa sul dos Estados Unidos. Ainda segundo […]

today8 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%