G1 Mundo

Índia ultrapassa China e agora é a maior nação; saiba quais são os dez países mais populosos do mundo

today29 de abril de 2023 3

Fundo
share close

China perdeu o posto de país com maior população desde o começo da contagem da Organização das Nações Unidas, ONU, iniciada em 1950. Brasil está na sétima posição.


Imagem de mercado em Mumbai, na Índia, em 17 de março de 2023 — Foto: Rajanish Kakade/AP



A Índia está ultrapassando a China em tamanho de população ainda neste mês de abril, de acordo com projeção da Organização das Nações Unidas (ONU). Será a primeira vez que os chineses deixarão de ser a nação mais populosa do mundo. A data exata da mudança ainda não foi divulgada, mas a ONU confirmou ao g1 que ela aconteceu “algum momento” deste este mês.

A estimativa da ONU contabiliza 1,428 bilhão de habitantes na Índia e 1,425 bilhão na China. As Nações Unidas contabilizam as populações dos países desde 1950 — desde então, a China sempre foi apontada como o país mais populoso.

E a distância de China e Índia para os outros países é grande. O terceiro colocado no ranking populacional são os Estados Unidos, com cerca de 334 milhões de pessoas, aproximadamente 23% da quantidade dos dois primeiros da lista. Já o Brasil aparece na sétima colocação, com cerca de 216 milhões.

Com Índia e China no topo, confira a lista dos dez países com as maiores populações do mundo, segundo estimativa da ONU:

  1. Índia: 1,428 bilhão;
  2. China: 1,425 bilhão;
  3. Estados Unidos: 334,6 milhões;
  4. Indonésia: 281,6 milhões;
  5. Paquistão: 232,9 milhões;
  6. Nigéria: 220,5 milhões;
  7. Brasil: 216,4 milhões;
  8. Bangladesh: 169,3 milhões;
  9. Rússia: 146,1 milhões;
  10. México: 132,7 milhões.

A mudança no topo do ranking pode ser compreendida pelo envelhecimento da população chinesa, que também teve seu crescimento estagnado nas últimas décadas — um dos fatores foi a política do filho único, implementada pelo governo chinês nos anos 1980. Enquanto isso, a Índia caminha no sentido contrário. A população é jovem se comparada à chinesa, com uma taxa de fertilidade anual mais alta e uma queda na mortalidade infantil desde os anos 1990.

G1 no É de Casa: Projeção aponta que Índia pode passar China e virar país mais populoso

G1 no É de Casa: Projeção aponta que Índia pode passar China e virar país mais populoso

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cinco-pessoas-sao-mortas-a-tiros-no-texas-e-suspeito-armado-esta-foragido,-diz-emissora

G1 Mundo

Cinco pessoas são mortas a tiros no Texas e suspeito armado está foragido, diz emissora

Cinco pessoas, incluindo uma criança de oito anos, foram assassinadas a tiros em uma casa em Cleveland, Texas, nos Estados Unidos, segundo a emissora de televisão ABC News veiculou neste sábado (28), citando a polícia e autoridades locais. Os tiros aconteceram no fim da sexta-feira (27) e a polícia está procurando pelo suspeito, afirma a reportagem. Autoridades do gabinete do Xerife do Condado de San Jacinto receberam uma ligação sobre […]

today29 de abril de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%