G1 Santos

Inteligência artificial e ondas de calor ajudaram fiscais a encontrarem corpo dentro de contêiner vazio; VÍDEO

today15 de setembro de 2023

Fundo
share close

Um programa de inteligência artificial e scanners, que identificam ondas de calor, ajudaram as equipes da Receita Federal no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, a localizarem um corpo dentro de um contêiner vazio. O corpo em decomposição foi colocado no navio no Porto de Tanger, no Marrocos, no dia 1º de setembro.

De acordo com a Receita Federal, todos os contêineres dão entrada no país precisam passar pelo scanner, já que é uma obrigação imposta aos recintos alfandegados. O Porto de Santos conta, ao todo, com 17 scanners que fazem esse trabalho.

“É uma regra de segurança e agilidade para o porto. A gente não precisa ir lá e abrir, fazer uma verificação por amostragem. Com isso, a gente evita a entrada de resíduos, já tivemos várias apreensões, mercadorias não manifestadas”, explicou o auditor-fiscal Richard Fernando Amoedo Neubarth, o delegado da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos, em entrevista ao repórter Diego Bertozzi, da TV Tribuna.



Inteligência artificial e ondas de calor ajudaram fiscais a encontrarem corpo dentro de contêiner vazio — Foto: Reprodução

O contêiner com o corpo em decomposição foi colocado no navio no Porto de Tanger, no Marrocos, no dia 1º de setembro. O navio fez escala em Salvador (BA) antes de chegar ao Porto de Santos, no último domingo (10). O contêiner só passou pela conferência na manhã de quinta-feira (14).

Segundo Neubarth, a Receita Federal utiliza um programa para verificar se os contêineres declarados vazios realmente não possuem nada dentro, como neste caso.

“Um contêiner vazio, ele tem que estar vazio. A gente usa até um programinha de inteligência artificial para dizer se o contêiner que está declarado como vazio está vazio mesmo porque é uma coisa que a máquina mesmo pode objetivamente falar. E, a gente encontra resíduos, encontra carga e encontrou essa com a silhueta do corpo humano”, explicou Neubarth.

Richard Fernando Amoedo Neubarth, o delegado da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos, — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Após a suspeita, uma primeira checagem foi feita à distância, com a ajuda do terminal portuário. “Podia ser manequim, podia um boneco, alguém vivo ainda. Então, para agilizar a abertura, a gente fez a conferência de forma remota. A gente nem mandou a equipe a campo, a gente ficou remotamente analisando, verificando essa abertura. O mais rápido o possível, o terminal posicionou, abriu e encontrou o corpo”

Um vídeo, obtido pelo g1, mostra o momento em que o corpo aparece na tela do computador, que fica na central de fiscalização. Depois de mostrar a silhueta, minutos depois, o scanner sinaliza uma onda de calor dentro do contêiner (veja acima).

Os scanners da Receita Federal são realizados para a conferência de cargas nos terminais do complexo portuário santista desde 2011. Essa é a primeira vez que um corpo é encontrado durante a fiscalização. “É um caso novo, de encontrar um corpo em um contêiner vazio”.

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso, mas não divulgou para onde o corpo foi levado.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

caminhao-do-peixe-tem-pescados-a-precos-acessiveis

Prefeitura de Guarujá

Caminhão do Peixe tem pescados a preços acessíveis

De segunda (18) a quinta-feira (21) é possível aproveitar o equipamento para garantir diversos tipos de pescado De segunda (18) a quinta-feira (21), o Caminhão do Peixe da Prefeitura de Guarujá percorre os bairros da sede do Município e do Distrito de Vicente de Carvalho oferecendo pescados a preços mais acessíveis. No veículo, a população poderá encontrar sardinha, mistura, corvina, pampo, pescada, espada, camarão, tilápia, bagre, carapeva, gordinho, tainha e galo. Em alguns pontos de […]

today15 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%