G1 Mundo

Interferência nas eleições, suborno a atriz pornô e retenção de documentos secretos: entenda as acusações contra Donald Trump

today16 de agosto de 2023 14

Fundo
share close

Alvo de 13 acusações neste caso, entre elas falsificação e extorsão, Trump passou a ser investigado após o vazamento do áudio de um telefonema entre ele e Brad Raffensperger, secretário da Geórgia e principal funcionário eleitoral do estado.

“O que eu quero fazer é o seguinte: eu só quero encontrar 11.780 votos. Que é 1 a mais do que temos, já que ganhamos no estado”, disse Trump, sem apresentar provas, enquanto pressionava Raffensperger para que ele refizesse a contagem na Geórgia, oficialmente vencida por Biden.

“Você precisa reexaminar, mas com pessoas que querem encontrar respostas, não com pessoas que não querem encontrar respostas”, falou o ex-presidente.



Relembre as outras 3 denúncias formais contra Trump:

Em março de 2023, o ex-presidente foi acusado formalmente por não ter declarado o pagamento de US$ 130 mil (R$ 646 mil) para que Stormy Daniels, uma atriz pornô, se mantivesse em silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal.

O caso aconteceu semanas antes das eleições gerais de 2016. Na ocasião, ele foi eleito na disputa contra Hillary Clinton.

Trump é indiciado em caso de suborno a atriz pornô

Trump é indiciado em caso de suborno a atriz pornô

O pagamento não seria ilegal, mas, na prática, o dinheiro foi justificado como honorário advocatício. Para um dos advogados de Trump, Michael Cohen, essa foi uma tentativa de esconder a natureza do pagamento que pode ser considerada criminosa; os promotores afirmam que foi uma falsificação de registro comercial.

Além disso, o pagamento indireto também seria uma tentativa de esconder uma relação dos eleitores, afirmam os promotores.

A principal testemunha do caso é justamente Cohen. Foi ele quem pagou o dinheiro para que Stormy Daniels ficasse em silêncio — de acordo com o advogado isso foi feito por ordens do próprio Trump.

Esse tipo de crime, normalmente, não é penalizado com a prisão, entretanto, cada acusação do caso tem uma pena máxima de 4 anos.

Foto divulgada pelo Departamento de Justiça dos EUA mostra caixas de documentos no banheiro do resort de Donald Trump na Flórida — Foto: Departamento de Justiça dos EUA via AP

Na ocasião, 13.000 documentos foram apreendidos na casa de Trump na Flórida e em um clube de golfe em Nova Jersey em agosto de 2022. Cerca de 100 deles estavam marcados como “classificados”, ou seja, incluíam informações sensíveis.

Neste caso, Trump responde a 37 acusações criminais, incluindo:

  • Retenção não autorizada de documentos de segurança nacional;
  • Conspiração;
  • Obstrução de Justiça;
  • Falso testemunho;
  • Manuseio incorreto de documentos oficiais;
  • Desrespeito ao tribunal.

O processo conta com fotos que mostram caixas de documentos em um banheiro, no palco de um auditório e em uma despensa.

Donald Trump durante campanha em Iowa em 12 de agosto de 2023 — Foto: Scott Morgan/REUTERS

Caso seja condenado, Trump poderá cumprir simultaneamente sentenças por diferentes acusações. Assim, ele poderá enfrentar até 20 anos de prisão somente na acusação de obstrução de justiça, por exemplo, que é a maior pena prevista entre os crimes apontados pelo Departamento de Justiça.

Trump vira réu em processo sobre invasão do Capitólio em 2021; Guga comenta

Trump vira réu em processo sobre invasão do Capitólio em 2021; Guga comenta

No início deste mês de agosto, o principal candidato republicano para a presidência dos EUA, virou réu em um caso criminal outra vez.

Nesta ocasião, ele foi acusado de tentar reverter de forma ilegal as eleições presidenciais de 2020, que foram vencidas por seu opositor, Joe Biden.

No dia da insurreição, a vitória eleitoral de Biden estava sendo formalmente certificada no Capitólio (o prédio do Congresso dos EUA) quando o edifício foi invadido por uma multidão de apoiadores de Trump. Eles interromperam a sessão em que a certificação acontecia e ameaçaram o então vice-presidente Mike Pence, que conduzia o processo, por ter se recusado a reverter o resultado das urnas.

Trump foi acusado formalmente por participar de três conspirações para cometer crimes:

  • Conspiração para fraudar os Estados Unidos;
  • Conspiração para obstruir um procedimento oficial;
  • Conspiração contra os direitos dos americanos.

Ele também responderá a um quarto crime, mas, diferentemente dos outros, não foi como participante de uma conspiração:

  • Obstrução ou tentativa de obstrução de um procedimento oficial

Esses crimes todos teriam como propósito interromper o processo de coletar e contar votos e certificar o resultado de uma eleição presidencial.

As penas para cada um desses crimes variam de 5 a 20 anos de detenção.

Uma condenação neste caso, ou em qualquer outro, não impediria Trump de concorrer à presidência, bem como servir como presidente.

Por outro lado, Trump, como presidente, poderá nomear um procurador-geral para rejeitar as acusações ou tentar perdoar a si mesmo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

saiba-como-viviam-tres-espioes-que-trabalhavam-para-a-russia-no-reino-unido

G1 Mundo

Saiba como viviam três espiões que trabalhavam para a Rússia no Reino Unido

As identidades deles são: Orlin Roussev, de 45 anos;Biser Dzambazov, de 42 anos;Katrin Ivanova, de 31 anos. Os três são acusados de terem documentos falsos que usaram para "intenções impróprias", segundo a BBC. De acordo com o texto, havia passaportes, cartões de identidade e outros documentos dos seguintes países: Reino Unido;Bulgária;França,Itália;Espanha;Croácia;Eslovênia;Grécia;República Checa Os três viviam no Reino Unido há anos, trabalharam em diversos empregos e moraram em diferentes casas, mas […]

today16 de agosto de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%