G1 Mundo

Israel diz ter matado chefe do Hamas que coordenou invasão de 7 de outubro pelo ar

today28 de outubro de 2023 10

Fundo
share close

As Forças de Defesa de Israel afirmaram ter matado o chefe da ala aérea do Hamas, neste sábado (28). Os militares disseram que ele participou do planejamento dos ataques contra Israel, que aconteceram em 7 de outubro.

Por meio de comunicado, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que Asem Abu Rakaba coordenou os membros do Hamas que invadiram o território israelense usando parapentes, no dia 7 de outubro.

O comunicado cita que Rakaba “participou do planeamento do massacre nas comunidades vizinhas da Faixa de Gaza“, além de ter sido responsável por usar drones para atacar bases do Exército de Israel com drones.



O chefe da ala aérea do Hamas foi morto durante um bombardeio feito com caças das Forças Armadas de Israel. Um vídeo mostra o momento do ataque. Assista acima.

Atualmente, o Exército israelense também está intensificando as operações na Faixa de Gaza por terra. Peter Lerner, porta-voz das forças armadas, afirmou que o objetivo das atividades é fazer uma “varredura e limpeza”.

“Pretendemos desmantelar as suas capacidades, destruir o seu governo e garantir que nunca mais possam usar a Faixa de Gaza como palco contra o nosso povo”, disse se referindo ao Hamas.

Israel declara guerra após ataque do Hamas; entenda

Israel declara guerra após ataque do Hamas; entenda

▶️ Como começou o conflito? O confronto se iniciou após o grupo terrorista Hamas lançar centenas de foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, em 7 de outubro.

  • Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.
  • Os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram centenas, incluindo mulheres e crianças, que foram levados como reféns para Gaza.

▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.

  • “Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.”
  • Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

▶️ O que é e onde fica a Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.

  • Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km².
  • Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312,4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).
  • Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.

▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.

  • Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.

VÍDEOS: entenda o conflito entre Israel e Hamas




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-amplia-operacao-por-terra-em-gaza-e-bombardeia-150-alvos-subterraneos-do-hamas

G1 Mundo

Israel amplia operação por terra em Gaza e bombardeia 150 alvos subterrâneos do Hamas

Os ataques aos alvos subterrâneos do Hamas destruíram túneis, espaços de combate subterrâneos e outras infraestruturas do grupo no norte da Faixa de Gaza. "Além disso, vários terroristas do Hamas foram mortos", acrescentaram os militares em um comunicado. As Forças de Defesa de Israel também disseram que expandiram suas operações por terra a partir do norte de Gaza. Um vídeo divulgado pelos militares mostra vários tanques circulando pela região. Assista […]

today28 de outubro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%