G1 Mundo

Israel não ocupará Gaza ‘para sempre’, diz ministro

today21 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

Declaração é a primeira vez que autoridades de Israel falam sobre a duração de uma eventual ocupação de Israel em Gaza. Ministro falou ainda de três fases até retirada total das tropas, que deve ser ‘lenta e gradual’.


Soldados israelenses patrulham área próxima da fronteira com a Faixa de Gaza, no sul do país’ — Foto: Amir Cohen/Reuters



A iminente incursão de tropas israelenses na Faixa de Gaza por terra não será uma missão permanente, e Israel não pretende ficar no território “para sempre”, afirmou nesta sexta-feira (20) o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou nesta sexta-feira (20),

Esta foi a primeira vez que autoridades de Israel falam sobre a duração de uma eventual ocupação de Israel em Gaza.

“Queremos fazer uma operação em Gaza para deixar de sermos responsável pelo território para sempre”, disse Gallant a parlamentares de Israel durante sessão no Parlamento do país.

Gallant disse ainda que Israel espera que haja três fases em sua guerra com o Hamas.

  • A primeira delas, já parcialmente em curso, é de ataques aéreos e a ofensiva por terra.
  • Em um segundo momento, militares focarão em combater “bolsões de resistência” dentro da Faixa de Gaza.
  • Na terceira fase, segundo o ministro, as tropas se retirarão e Israel criará “um novo regime de segurança” que trará “uma nova realidade para a segurança dos cidadãos de Israel”.

Após a conclusão da etapa final, Israel “cessaria sua responsabilidade pela Faixa de Gaza para sempre”, disse o ministro. Ele não especificou como funcionará o novo regime de segurança planejado por seu país. Mas disse que o principal objetivo é “destruir o Hamas”.

Israel já ocupou Gaza entre 1967 a 2005, quando destruiu assentamentos judeus e retirou soldados de lá. Dois anos depois da retirada israelenses, o Hamas assumiu.

Guerra ‘longa’ e ‘gradual’

Israel faz novos bombardeios na Faixa de Gaza

Israel faz novos bombardeios na Faixa de Gaza

Gallant disse ainda que as fases da ocupação a Gaza acontecerão de forma lenta e gradual. O ministério sabe que será difícil expulsar totalmente o Hamas, cujo braço político também governa o território desde 2007.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-idosa-israelense-que-‘enrolou’-o-hamas-com-cha-e-biscoitos

G1 Mundo

A idosa israelense que ‘enrolou’ o Hamas com chá e biscoitos

"Eu disse a ele: 'De fato eu sou como a sua mãe. Vou ajudar você. Vou cuidar de você. O que você precisa?'" A resposta foi chá e biscoitos. Assim, a avó aposentada de 65 anos serviu seus biscoitos típicos marroquinos para acalmar os cinco militantes do Hamas que invadiram a sua casa na cidade de Ofakim, perto de Gaza. Ela ficou conversando com eles para ganhar tempo até que […]

today21 de outubro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%