G1 Mundo

Israel x Hamas: Lula diz que em Gaza direito de defesa se transformou em ‘vingança’

today14 de junho de 2024 7

Fundo
share close

O petista deu as declarações durante discurso na reunião do G7 – grupo que reúne as nações democráticas mais ricas do mundo – na Itália. Lula participou do encontro na condição de convidado.

O pronunciamento do presidente do Brasil não foi transmitido pelas redes oficiais do governo federal. A Secretaria de Comunicação (Secom) distribuiu à imprensa uma transcrição do que o petista falou no encontro.

Lula, que é defensor de uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que as “instituições de governança” estão “inoperantes” diante das crises geopolíticas e “perpetuam privilégios”.



“O ano de 2023 viu o gasto com armamentos subir em relação a 2022, chegando a 2,4 trilhões de dólares. Em Gaza, vemos o legítimo direito de defesa se transformar em direito de vingança”, declarou o presidente brasileiro, segundo o que foi divulgado pelo governo.

Lula recusa convite do governo Suíça para participar de Cúpula pela paz na Ucrânia

Lula recusa convite do governo Suíça para participar de Cúpula pela paz na Ucrânia

O presidente brasileiro também comentou o conflito em Ucrânia e Rússia no leste europeu. Conforme o que foi divulgado pelo governo brasileiro, no discurso, Lula voltou a defender uma ação conjunta de países pela paz, com a participação das duas nações em conflito.

“O Brasil condenou de maneira firme a invasão da Ucrânia pela Rússia. Já está claro que nenhuma das partes conseguirá atingir todos os seus objetivos pela via militar”, disse.

“Somente uma conferência internacional que seja reconhecida pelas partes, nos moldes da proposta de Brasil e China, viabilizará a paz”, completou Lula.

Lula usou o argumento da negociação com representantes de Ucrânia e Rússia para justificar a ausência em uma reunião de países convocada pelo governo suíço para discutir a guerra.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

no-g7,-lula-critica-concentracao-de-renda-e-desenvolvimento-da-ia-na-‘mao-de-poucos’

G1 Mundo

No G7, Lula critica concentração de renda e desenvolvimento da IA na ‘mão de poucos’

Lula afirmou que um dos desafios atuais é encarar o avanço da tecnologia e as mudanças climáticas sem perder o foco nas pessoas e na preservação do planeta. O presidente declarou que os benefícios da inteligência artificial devem ser usufruídos por todos os países. "Na área digital, vivenciamos concentração sem precedentes nas mãos de um pequeno número de pessoas e de empresas, sediadas em um número ainda menor de países. […]

today14 de junho de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%