G1 Santos

Israelenses apresentam a empresários e autoridades brasileiras tecnologias para portos e logística mais eficientes

today30 de maio de 2023 13

Fundo
share close

A comitiva brasileira da Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023, organizada pelo Grupo Tribuna, se reuniu na segunda-feira (29), em Tel Aviv, com representantes de 13 startups israelenses a fim de conhecer soluções tecnológicas que podem tornar os portos e a cadeia logística de comércio exterior mais eficientes. Inovações para operações de cargas, segurança da informação e soluções de gargalos chamaram a atenção de empresários e autoridades.

Para o encontro, que integrou o segundo dia de agenda no Oriente Médio, foram organizadas seis mesas redondas, cada uma com capacidade para cerca de dez pessoas. Representantes de 13 startups israelenses que atuam em diferentes áreas apresentaram suas inovações tecnológicas aos brasileiros.

Participaram do encontro empreendedores especializados em softwares para gerenciar empresas, profissionais especializados em segurança contra ataques pela internet, startup com tecnologia voltada a veículos autônomos de baixa velocidade e uma empresa que utiliza materiais orgânicos para reduzir a oxidação de peças e equipamentos, provocada por maresia.



Conforme os israelenses, entre os objetivos destas inovações está a redução de riscos e despesas, além de otimizar os recursos já existentes, mas o foco principal dos sistemas desenvolvidos é a segurança.

Um ataque pode interromper o trabalho de uma empresa por horas e até dias. O que, no caso da atividade portuária, geraria um prejuízo milionário.

Uma das startups é focada em ajudar companhias que sofreram ataques virtuais. Outra, em validação de segurança, ou seja, ela mesmo ataca o próprio ambiente para identificar as áreas vulneráveis e corrigir os defeitos, aumentando a segurança.

Comitiva brasileira da Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023 esteve em Tel Aviv nesta segunda-feira — Foto: Rodrigo Nardelli/TV Tribuna

A tecnologia voltada à segurança chamou a atenção do diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, que integra a Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023.

“Nós vimos uma empresa que, por meio de um software, consegue em seis horas fazer um teste de vulnerabilidade. Tanto no sistema operacional quanto no sistema administrativo. Então, isso é bem interessante porque as empresas que atuam nisso hoje levam dias, às vezes”.

Mas, Jesualdo também destacou as inovações em tecnologia para as operações portuárias que podem tornar terminais mais eficientes. “Uma empresa aqui mostrou uma forma de melhorar o gerenciamento de sistemas, de contêineres, de uma tal forma que quando o navio chegar o terminal esteja preparado para garantir a produtividade”.

O presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Marcelo Neri, lembrou da importância dos navios e dos portos para a cadeia logística de suprimentos.

“O porto tem uma função imprescindível. E esta parte de inovação e tecnologia é magnífica para mitigar os gargalos. Por quê? Porque o usuário do porto quer diminuir o tempo de transporte da mercadoria, do seu produto, quer que o navio fique menos tempo no porto e que a carga fique menos tempo dentro do armazém. A tecnologia é um acelerador para o negócio”.

Neri também falou que a troca de informações entre os empresários e as startups permite identificar mais soluções. Ele achou interessante um sistema de monitoramento por câmeras para a segurança da navegação e sugeriu o aprimoramento da tecnologia para que o dono da carga acompanhe a movimentação.

“Posso estar em São Paulo, no Rio de Janeiro, ou mesmo em outro país, eu estou vendo a movimentação em tempo real com relatórios, gastos e a estatística. Eu perguntei para ele se seria adaptável e ele disse que a ideia é boa”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendio-assusta-moradores-da-comunidade-mexico-70-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Incêndio assusta moradores da comunidade México 70 no litoral de SP; VÍDEO

Corpo de Bombeiros foi acionado para ocorrência na madrugada desta terça-feira (30) Incêndio assusta moradores da comunidade México 70 em São Vicente, SP Um incêndio atingiu uma moradia da comunidade México 70 na madrugada desta terça-feira (30), no bairro Vila Margarida, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com a corporação, a habitação atingida tem 15 m². O […]

today30 de maio de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%