G1 Mundo

Itamaraty remove general do Exército do comando da embaixada do Brasil em Israel

today10 de janeiro de 2023 21

Fundo
share close

Gerson Freitas é general do Exército, e não diplomata de carreira. Com isso, ao deixar a embaixada, deve também ser dispensado do Itamaraty no retorno. A remoção para o Brasil é assinada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Antes de assumir a embaixada, Freitas foi comandante militar do Planalto e comandante militar do Oeste do Exército. Também ocupou cargo na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O militar foi indicado para a embaixada em Tel Aviv durante a gestão de Jair Bolsonaro, quando o Itamaraty era comandado por Ernesto Araújo.



Nesta segunda, o Itamaraty também removeu do posto o embaixador do Brasil em Washington (EUA), Nelson Forster Junior – próximo à família Bolsonaro e ao ex-chanceler Araújo.

O Brasil se aproximou de Israel durante a gestão Bolsonaro, rompendo a tradição diplomática de manter uma “equidistância” em relação a Israel e aos líderes palestinos – as nações travam um conflito de décadas por territórios no Oriente Médio.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, esteve na posse de Jair Bolsonaro em janeiro de 2019 – na primeira visita de um premiê de Israel ao Brasil. Dois meses depois, Bolsonaro retribuiu a visita a Netanyahu, um dos poucos aliados do ex-presidente brasileiro no cenário internacional.

Na campanha de 2018, Bolsonaro chegou a afirmar que transferiria a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. A cidade é território sagrado para cristãos, judeus e muçulmanos e, por isso, é alvo de disputa.

A promessa não foi cumprida e, por fim, o governo Bolsonaro abriu apenas um escritório de negócios da Apex em Jerusalém. O Brasil mantém embaixada em Tel Aviv, no território israelense, e um escritório de representação em Ramalá, no território palestino.

Itamaraty terá secretaria dedicada ao clima, meio ambiente, ciência e tecnologia, destaca novo chanceler

Itamaraty terá secretaria dedicada ao clima, meio ambiente, ciência e tecnologia, destaca novo chanceler




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-dia-mais-letal,-18-morrem-em-protestos-contra-o-governo-no-peru;-recem-nascida-esta-entre-vitimas

G1 Mundo

Em dia mais letal, 18 morrem em protestos contra o governo no Peru; recém-nascida está entre vítimas

A antecipação das eleições gerais; A renúncia de Boluarte; O fechamento do Congresso. Na segunda-feira, dezessete pessoas morreram em confrontos com policiais na cidade de Juliaca, em Puno, segundo a Ouvidoria. Além disso, uma recém-nascida morreu porque não pôde ser levada a um hospital já que a estrada foi bloqueada pelos protestos. Com esse saldo, a segunda-feira (9) foi o dia mais letal desde o início dos protestos, em dezembro […]

today10 de janeiro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%