G1 Mundo

Jakub Jankto, o primeiro jogador de seleção a se declarar gay

today14 de fevereiro de 2023 16

Fundo
share close

Estas são as palavras do tcheco Jakub Jankto, o primeiro jogador de futebol masculino em nível de seleção a assumir publicamente sua homossexualidade.

O meio-campista de 27 anos, que joga no Sparta Praga emprestado do espanhol Getafe, fez o anúncio na segunda-feira (13) em um vídeo no Twitter.

Outros jogadores de futebol já haviam se declarado gays antes, mas ele é o primeiro jogador de seleção principal a fazê-lo.



Jankto marcou quatro gols em 45 partidas pela seleção da República Tcheca desde sua estreia em 2017.

Jakub Jankto jogando na seleção tcheca. — Foto: Getty Images via BBC

‘Quero viver sem medo nem preconceito’

“Como todas as pessoas, tenho meus pontos fortes, tenho minhas fraquezas, tenho uma família, tenho meus amigos”, disse ele.

E prosseguiu: “Tenho um trabalho que há anos faço do melhor jeito que posso, com seriedade, profissionalismo e paixão”.

“Também quero viver minha vida em liberdade, sem medo, sem preconceito, sem violência e com amor”, concluiu.

Jake Daniels, do clube inglês Blackpool, no ano passado se tornou o primeiro jogador profissional masculino em atividade a assumir ser gay em mais de 30 anos no Reino Unido.

O anterior havia sido Justin Fashanu que, após sua confissão pública em 1990, continuou a jogar em clubes da Inglaterra e da Escócia, mas acabou se suicidando.

Antes de Jankto se assumir, Josh Cavallo, do australiano Adelaide United, era o único jogador de futebol profissional abertamente gay em atividade. Ele veio a público sobre sua orientação sexual em outubro do ano passado.

O Sparta Praga anunciou que Jankto havia discutido abertamente o assunto “há algum tempo” com a direção, o técnico e os companheiros do clube.

Jankto durante sua passagem pelo Getafe, time que o emprestou nesta temporada ao Sparta Praga. — Foto: Getty Images via BBC

O clube declarou que apoia o jogador, e que “tudo isso diz respeito à sua vida pessoal”. “Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem nosso apoio. Viva sua vida, Jakub.”

O ex-meio-campista do Aston Villa e da Alemanha, Thomas Hitzlsperger, de 40 anos, que assumiu ser gay em janeiro de 2014, meses depois de se aposentar devido a lesões, escreveu no Twitter: “Que jogador! Que personalidade! Parabéns, Jakub, por falar e trilhar o caminho para outros.”

O jogador brasileiro Neymar também manifestou apoio ao jogador tcheco.

“É um dia importante pela forma de se expressar. Eu não tenho preconceito com nada. Acho que o preconceito, hoje em dia, tem que ser cada vez menos com tudo, homofobia, racismo… tudo que for possível”, disse Neymar, segundo o site Globoesporte.

Desde que chegou ao Sparta Praga por empréstimo em agosto, Jankto fez dez jogos, marcou um gol e deu uma assistência.

Antes de assinar pelo Getafe em 2021, o tcheco passou a maior parte de sua carreira no campeonato italiano, com passagens por Udinese, Ascoli e Sampdoria.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jovem-de-18-anos-e-dois-irmaos-sao-resgatados-na-turquia-apos-8-dias;-veja-video

G1 Mundo

Jovem de 18 anos e dois irmãos são resgatados na Turquia após 8 dias; veja vídeo

O tremor de 7,8 de magnitude seguido de milhares de réplicas vitimou mais de 37 mil pessoas entre a Turquia e a Síria, de acordo com as contagens oficiais. Na província de Adiyman, na Turquia, as emissoras mostraram equipes de resgate carregando Muhammed Cafer, de 18 anos, que foi amarrado e carregado em uma maca. Cafer podia ser visto movendo os dedos enquanto era levado. Muhammed Cafer, de 18 anos, […]

today14 de fevereiro de 2023 53

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%