Estas são as palavras do tcheco Jakub Jankto, o primeiro jogador de futebol masculino em nível de seleção a assumir publicamente sua homossexualidade.
O meio-campista de 27 anos, que joga no Sparta Praga emprestado do espanhol Getafe, fez o anúncio na segunda-feira (13) em um vídeo no Twitter.
Outros jogadores de futebol já haviam se declarado gays antes, mas ele é o primeiro jogador de seleção principal a fazê-lo.
Jankto marcou quatro gols em 45 partidas pela seleção da República Tcheca desde sua estreia em 2017.
Jakub Jankto jogando na seleção tcheca. — Foto: Getty Images via BBC
‘Quero viver sem medo nem preconceito’
“Como todas as pessoas, tenho meus pontos fortes, tenho minhas fraquezas, tenho uma família, tenho meus amigos”, disse ele.
E prosseguiu: “Tenho um trabalho que há anos faço do melhor jeito que posso, com seriedade, profissionalismo e paixão”.
“Também quero viver minha vida em liberdade, sem medo, sem preconceito, sem violência e com amor”, concluiu.
Jake Daniels, do clube inglês Blackpool, no ano passado se tornou o primeiro jogador profissional masculino em atividade a assumir ser gay em mais de 30 anos no Reino Unido.
O anterior havia sido Justin Fashanu que, após sua confissão pública em 1990, continuou a jogar em clubes da Inglaterra e da Escócia, mas acabou se suicidando.
Antes de Jankto se assumir, Josh Cavallo, do australiano Adelaide United, era o único jogador de futebol profissional abertamente gay em atividade. Ele veio a público sobre sua orientação sexual em outubro do ano passado.
O Sparta Praga anunciou que Jankto havia discutido abertamente o assunto “há algum tempo” com a direção, o técnico e os companheiros do clube.
Jankto durante sua passagem pelo Getafe, time que o emprestou nesta temporada ao Sparta Praga. — Foto: Getty Images via BBC
O clube declarou que apoia o jogador, e que “tudo isso diz respeito à sua vida pessoal”. “Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem nosso apoio. Viva sua vida, Jakub.”
O ex-meio-campista do Aston Villa e da Alemanha, Thomas Hitzlsperger, de 40 anos, que assumiu ser gay em janeiro de 2014, meses depois de se aposentar devido a lesões, escreveu no Twitter: “Que jogador! Que personalidade! Parabéns, Jakub, por falar e trilhar o caminho para outros.”
O jogador brasileiro Neymar também manifestou apoio ao jogador tcheco.
“É um dia importante pela forma de se expressar. Eu não tenho preconceito com nada. Acho que o preconceito, hoje em dia, tem que ser cada vez menos com tudo, homofobia, racismo… tudo que for possível”, disse Neymar, segundo o site Globoesporte.
Desde que chegou ao Sparta Praga por empréstimo em agosto, Jankto fez dez jogos, marcou um gol e deu uma assistência.
Antes de assinar pelo Getafe em 2021, o tcheco passou a maior parte de sua carreira no campeonato italiano, com passagens por Udinese, Ascoli e Sampdoria.
Publicar comentários (0)