G1 Mundo

Javier Milei da Argentina enfrenta 1º grande teste no Congresso com votação de projeto de lei ‘ómnibus’

today1 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

O projeto da lei “ómnibus” é um pacote que abarca temas múltiplos e muito diversos, desde privatização de empresas estatais a temas de política de segurança a uma centralização do poder nas mãos de Milei.

Do lado de fora do Congresso, agentes da polícia cercaram manifestantes de esquerda que são contrários ao projeto da lei “ómnibus”.

A votação na Câmara dos Deputados é o primeiro grande teste de Milei no Legislativo desde que ele assumiu o poder, em 10 de dezembro.



Ele enfrenta dificuldade porque a bancada governista no Congresso é minoritária tanto na Câmara dos Deputados como no Senado. Para entrar em vigor, o texto deve ser aprovado tanto pelos deputados como pelos senadores.

Antes de ir a plenário, houve semanas de negociações entre deputados que não são governistas, mas que podem votar a favor do texto.

Para tentar conseguir fazer com que a lei seja aprovada, o governo retirou mais de cem artigos, inclusive uma seção sobre temas fiscais.

A versão inicial tinha 664 artigos. Mais de 100 foram retirados ou alterados. Previa-se que pelo menos 170 pontos seriam objeto de discussão. No fim, pouco mais da metade dos artigos originais se mantiveram no texto.

O governo afirmou que os políticos “têm a chance de começar a reverter o dano que eles causaram ao povo argentino”.

O principal partido de oposição, o União pela Pátria, de orientação peronista, vai votar contra o texto. Os deputados do grupo afirmam que a “motoserra” vai prejudicar o povo (durante as eleições, Milei fez campanha com uma motosserra para sinalizar que ele iria cortar gastos).

Manifestantes protestam em frente ao Congresso argentino durante votação de Lei Ônibus de Milei. — Foto: Agustin Marcarian/Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

desabamento-de-hangar-deixa-3-mortos-e-9-feridos-em-aeroporto-de-idaho,-nos-estados-unidos

G1 Mundo

Desabamento de hangar deixa 3 mortos e 9 feridos em aeroporto de Idaho, nos Estados Unidos

Construção estava em obras e desabou nesta quarta-feira (31). Causas do colapso estão sendo investigadas. Desabamento de hangar deixou feridos nos Estados Unidos — Foto: Terra Furman via AP O desabamento de um hangar em construção deixou três pessoas mortas e nove feridas no Aeroporto de Boise, capital do Idaho, nos Estados Unidos. O incidente aconteceu na quarta-feira (31). De acordo com os bombeiros, a estrutura que desabou era feita […]

today1 de fevereiro de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%