G1 Mundo

Javier Milei deve vir ao Brasil para fórum conservador; roteiro não prevê agenda com Lula

today1 de julho de 2024 4

Fundo
share close

O presidente da Argentina, Javier Milei, deve vir ao Brasil no próximo fim de semana para participar de um fórum conservador – e sem previsão de encontro com Luiz Inácio Lula da Silva, segundo apurou a TV Globo.

Milei é esperado na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), que será realizada em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, nos dias 6 e 7. O evento prevê palestras de políticos de direita e extrema-direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL.

Até o momento, a viagem não foi divulgada oficialmente pelo governo da Argentina. Questionados pelo g1, o Palácio do Planalto e o Itamaraty ainda não comentaram a possível visita de Milei.



Interlocutores na Casa Rosada dizem que um encontro com Bolsonaro não está marcado, mas consta nas intenções da assessoria de Milei.

A presença de Milei no fórum conservador contrasta com a ausência prevista do presidente da Argentina em outro evento: a Cúpula do Mercosul, marcada para o próximo dia 8 em Assunção, no Paraguai.

“O radical”: Javier Milei estampa capa da revista Time de junho

O presidente argentino desistiu de participar do evento, usualmente povoado pelos chefes de Estado. Em seu lugar, a Argentina será representada pela chanceler Diana Mondino.

Diplomatas do Itamaraty ouvidos pela TV Globo avaliam que a postura de Milei está clara desde a sua posse, em janeiro deste ano: foco na política interna e acenos à direita local e global, enquanto a diplomacia tradicional e as relações com blocos e organismos internacionais ficam a cargo de representantes.

No Palácio do Planalto, a opção de Milei por uma reunião com Bolsonaro e uma ausência à Cúpula do Mercosul pode reforçar o distanciamento entre os políticos.

Lula e Milei nunca se reuniram em um encontro bilateral, apesar de Brasil e Argentina serem os principais parceiros comerciais um do outro no continente. Eles estiveram juntos na cúpula do G7 na Itália, em junho, mas não se reuniram a sós.

Questionados sobre a possibilidade de uma reunião bilateral nos próximos meses, diplomatas e assessores internacionais de Lula dão respostas similares, na seguinte linha: “Por enquanto, podem esquecer.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

milei-nao-vai-a-reuniao-de-cupula-do-mercosul,-diz-porta-voz

G1 Mundo

Milei não vai à Reunião de Cúpula do Mercosul, diz porta-voz

Manuel Adorni confirmou nesta segunda (1º) que o presidente argentino não pretende comparecer à reunião de líderes do bloco, que vai acontecer em Assunção, no Paraguai, neste final de semana. Javier Milei da Argentina — Foto: Reuters/Via BBC O presidente da Argentina, Javier Milei, não vai comparecer à Reunião de Cúpula do Mercosul, que ocorrerá nesta semana em Assunção. A informação foi confirmada pelo porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, […]

today1 de julho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%