G1 Mundo

Jihadista egípcio Saif al-Adl é o novo chefe da Al-Qaeda, dizem os EUA

today16 de fevereiro de 2023 16

Fundo
share close

“Nossa avaliação é a mesma da ONU, ou seja, que o novo líder de fato da Al-Qaeda é Saif al-Adl, baseado no Irã”, disse um porta-voz da diplomacia dos Estados Unidos, referindo-se a um relatório das Nações Unidas publicando na terça-feira (14).

O relatório indica que a visão predominante entre os Estados-membros é que Saif al-Adl é “atualmente o líder de fato da Al-Qaeda, representando a continuidade por enquanto”.

Mas, de acordo com o texto, o grupo não o declarou formalmente “emir” por dois motivos:



  • primeiro, porque é um assunto delicado para as autoridades talibãs no Afeganistão, que não reconhecem que Zawahiri foi morto pelos americanos em um ataque contra uma casa em Cabul no ano passado.
  • E em segundo lugar, porque Saif al-Adl está no Irã, um país de maioria xiita, enquanto a Al-Qaeda é um grupo sunita.

“O local onde ele está baseado suscita dúvidas que pesam sobre as ambições da Al-Qaeda com vista a afirmar a sua liderança de um movimento mundial, face aos desafios do Estado Islâmico (EI)”, grupo rival, segundo o relatório da ONU.

Saif al-Adl, agora na casa dos 60 anos, foi ex-tenente-coronel das forças especiais egípcias e é uma figura da velha guarda da Al-Qaeda.

Ele ajudou a construir as capacidades operacionais do grupo e treinou alguns dos sequestradores que participaram dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, de acordo com o Projeto Contra o Extremismo.

O novo líder da Al-Qaeda está no Irã desde 2002 ou 2003 e, apesar de ter vivido sob residência vigiada no início, pôde fazer viagens ao Paquistão, segundo Ali Soufan, ex-investigador do FBI.

“Saif é um dos soldados profissionais mais experientes do movimento jihadista global e carrega as marcas do combate em seu corpo”, escreveu o especialista no CTC Journal em 2021.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eua-investigam-‘mergulho-misterioso’-que-quase-derrubou-aviao-da-united

G1 Mundo

EUA investigam ‘mergulho misterioso’ que quase derrubou avião da United

O incidente ocorreu com o voo 1722 da United Airlines logo após a decolagem em Maui, no Havaí. A aeronave estava ganhando altitude quando de repente despencou 1.400 pés (425m), segundo os relatórios, e se estabilizou a apenas 775 pés (cerca de 236m) de altitude. O avião pousou em segurança em São Francisco, na Califórnia, 27 ​​minutos antes do horário previsto. O incidente se soma a uma série de "quase […]

today16 de fevereiro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%