O jogador de futebol de várzea Fábio Cordeiro da Silva morreu aos 35 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico sofrido enquanto trabalhava como azulejista em Santos, no litoral de São Paulo. Ao g1, o irmão dele contou, neste domingo (27), que o atleta recentemente havia dado uma pausa de cerca de um mês na carreira esportiva para cuidar da saúde.
Fábio morava em Mongaguá, mas era conhecido na comunidade do futebol amador de toda a região do litoral paulista, pois teve passagens por clubes de diversas cidades, como Praia Grande, Itanhaém e São Vicente. Dentro de campo ele era chamado de ‘Esquerdinha’ por ser canhoto.
“Todo domingo ele estava jogando”, disse o irmão, Flavio Cordeiro da Silva, de 41 anos, em entrevista ao g1.
Segundo ele, Fábio deu a ‘pausa’ no esporte para cuidar da saúde pois havia passado mal durante algumas partidas de futebol. O irmão ressaltou que, apesar disso, o atleta fez uma bateria de exames que não constataram nada e, no último domingo (20), voltou aos gramados sem apresentar problemas.
Fábio sofreu o AVC na última quarta-feira (23), enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento em Santos. Segundo Flavio, o irmão estava sozinho quando passou mal. “Estava com a mochila nas costas e capacete do lado. Estava indo embora”, relatou.
O jogador foi encontrado apenas no dia seguinte, quando a equipe que trabalhava no local chegou e encontrou Fábio consciente, mas com o lado direito do corpo paralisado. Ele foi socorrido até a Casa de Saúde de Santos, onde foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou por uma cirurgia no cérebro.
A morte cerebral foi constatada na manhã de sábado (26), e a família optou por doar os órgãos de Fábio. Segundo o irmão, é um legado de amor ao próximo que o atleta deixou. “Vai ajudar de 12 a 20 pessoas, são 20 famílias ficando felizes”, disse.
Último jogo que Fábio (6º de pé, da esquerda para direita) participou foi no domingo (20). — Foto: Reprodução
A morte de Fábio comoveu atletas do futebol amador da Baixada Santista, que publicaram diversas homenagens nas redes sociais.
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso amigo e parceiro. Sua presença e seu companheirismo notável eras inspiração para todos nós”, publicou a Associação Atlética Solemar, de Praia Grande.
Nas redes sociais, Fábio recebeu homenagens de diversos clubes da Baixada Santista — Foto: Reprodução
“Somos gratos por cada momento em que vestiu a camisa vermelha e branca. Será sempre parte da Família Avenida Futebol Clube e lembrado com eterno carinho e gratidão”, escreveu o clube de Mongaguá.
“O jogador da várzea Esquerdinha foi morar com Deus”, publicou o clube Chapecoense Mongaguá.
Outras dezenas de amigos e atletas publicaram que o futebol está de luto pela partida do atleta.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)