G1 Mundo

Jordan Bardella, o jovem rosto da extrema direita que quer ser o premiê francês

today14 de junho de 2024 10

Fundo
share close

Com apenas 28 anos, ele é o carismático pupilo de Marine Le Pen e, desde 2022, presidente do Reagrupamento Nacional.

Considerado um trunfo para cooptar o voto jovem, tem fala mansa e conta com 1,2 milhão de seguidores no Tik Tok. Seus apelidos? “Monsieur Selfie”, pela desenvoltura com que maneja as redes sociais e a imagem pública, e “Filhote de Leão”, como é chamado por sua mentora.

Nada mais natural que Bardella seja o cabeça de lista do partido nas legislativas, já que a líder Le Pen tem pretensões de se candidatar novamente à Presidência francesa, em 2027.



A indicação do jovem político como candidato a primeiro-ministro foi confirmada na segunda-feira (10) pelo vice-presidente do RN, Sébastien Chenu, após o fiasco devastador da aliança centrista de Macron no Parlamento Europeu.

Sem maioria, o Renascimento, partido do presidente, conta com 250 cadeiras e depende de outros para aprovar projetos.

“Os nossos compatriotas expressaram um desejo de mudança. Emmanuel Macron é hoje um presidente enfraquecido”, reagiu o político da direita radical, após a vitória de domingo. Em entrevista a uma emissora de TV nesta terça-feira, ele se declarou pronto para governar e “construir a maior maioria possível” com outros grupos políticos.

Se as suas previsões se confirmassem, Bardella seria o primeiro chefe de governo representante da extrema direita no país. Esta coabitação faria do presidente um “pato manco” na segunda metade de seu mandato.

Ele rivaliza com Gabriel Attal, de 35 anos, indicado em janeiro por Macron como o mais jovem premiê francês. Os dois têm em comum a inexperiência para ocupar o cargo. Embora tenha cumprido um mandato como eurodeputado, Bardella é criticado por seus adversários por não apresentar projetos e ter se ausentado de 75% das reuniões de sua comissão parlamentar.

Filho de uma imigrante italiana, ele cresceu num conjunto habitacional na periferia de Paris e ingressou na política aos 17 anos. Sua plataforma é claramente anti-imigração e pela redução de regras ambientais no bloco europeu.

Repete insistentemente frases como “A França está desaparecendo” ou “A nossa civilização morrerá, submersa por migrantes que terão mudado nossos costumes e nossa cultura de forma irreversível.”

Bardella tenta galgar sua carreira política demarcando distância do patriarca Jean-Marie Le Pen, de quem era fã. Ele foi o fundador da Frente Nacional, que antecedeu o RN, e frequentemente associado ao ódio racial e ao antissemitismo.

A própria Marine Le Pen vem moldando a imagem moderada do partido, do qual Bardella é agora a estrela em ascensão, lustrando a sua origem nacionalista e xenófoba.

O jovem político tornou-se o seu primeiro dirigente sem o sobrenome Le Pen mas ainda cultiva bem de perto os laços com a família: namora há quatro anos Nolwenn Olivier, neta de Jean-Marie e sobrinha de Marine.

Parlamento Europeu: Macron dissolve Legislativo e convoca novas eleições na França

Parlamento Europeu: Macron dissolve Legislativo e convoca novas eleições na França




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Coreia do Sul dispara tiros de aviso após soldados da Coreia do Norte atravessarem a fronteira

A Coreia do Sul não informou o número de soldados norte-coreanos que violaram a demarcação militar na Zona Desmilitarizada (DMZ). Em um comunicado, os militares disseram que os soldados do país vizinho retornaram para o Norte assim que os disparos foram feitos. O porta-voz do Exército da Coreia do Sul disse que as forças não consideraram a violação intencional, já que a região possui floresta densa, o que dificulta a identificação da linha da fronteira. O incidente aconteceu em meio […]

today14 de junho de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%