G1 Mundo

Jornalista opositor de Belarus detido durante voo é condenado a 8 anos de prisão

today3 de maio de 2023 5

Fundo
share close

Roman Protasevich viajava para a Lituânia quando seu avião entrou no espaço aéreo de Belarus e foi forçado a pousar por ordem do governo.


Roman Protasevich em foto de 10 de abril de 2017, quando chegava para prestar depoimento em Minsk — Foto: REUTERS/Stringer



O jornalista opositor do governo de Belarus, Roman Protasevich foi condenado a 8 anos de prisão nesta quarta-feira (3) acusado de cometer 1.586 crimes.

As acusações incluíam organizar tumultos em massa, preparar ações que violassem grosseiramente a ordem pública, pedir sanções contra Belarus, criar ou liderar um grupo extremista e conspirar para tomar o poder.

MAPA – Voo desviado em Belarus — Foto: Guilherme Pinheiro/Arte/G1

Oficialmente, o regime belarusso alegou que o desvio foi feito porque haveria explosivos a bordo. Nenhuma bomba foi encontrada.

Na ocasião, Protasevich foi preso junto de sua namorada, Sofia Sapega, que foi condenada a 6 anos de prisão durante um julgamento em maio do ano passado.

Sofia Sapega, namorada de jornalista contrário ao governo de Belarus, durante julgamento — Foto: Leonid Shcheglov/AP

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eua-enviarao-1.500-militares-a-fronteira-com-o-mexico-para-lidar-com-imigrantes

G1 Mundo

EUA enviarão 1.500 militares à fronteira com o México para lidar com imigrantes

Há uma previsão de que no futuro próximo pode haver um fluxo muito grande de imigrantes que tentarão entrar nos EUA. Isso porque no dia 11 de maio será suspensa uma regulamentação conhecida como Título 42. Sob a justificativa de conter a pandemia de Covid-19 nos EUA, essa regra, na prática, permite que os EUA impeçam a entrada da grande maioria dos imigrantes que chegam à fronteira sem visto ou […]

today3 de maio de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%