Jovem com autismo realiza ‘maior sonho da vida’ ao completar 1 ano trabalhando em loja de brinquedos — Foto: Arquivo Pessoal
Um jovem diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) realizou o “maior sonho de sua vida” ao completar um ano como funcionário de uma loja de brinquedos em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao g1, Renan Costa da Silva, de 26 anos, contou que desejava trabalhar no local desde os 3 anos e que o objetivo foi atingido no ‘mês das crianças’.
Renan é auxiliar da loja Ri Happy, localizada no Shopping Litoral Plaza, e faz parte do quadro de funcionários do estabelecimento como Pessoa com Deficiência (PcD). “Venho aqui como cliente desde criança. Se hoje pudesse dizer uma coisa para aquele menino, a minha versão mais nova, diria que ele nunca deveria desistir dos seus sonhos“.
Para mim, o Dia das Crianças significa uma loja cheia. Cheia de esperança para todo mundo.
— Renan Costa da Silva
Renan Costa dos Santos é um dos funcionários mais queridos pelos colegas do estabelecimento — Foto: Arquivo Pessoal
A mãe de Renan, Eliana Nascimento Costa da Silva, classifica a oportunidade como o sonho da vida do filho. “Ele batalhou bastante. Desde criança, participava dos eventos na loja. Quando chegou aos 18 anos, começou a trabalhar em uma farmácia, mas sempre manteve o desejo. Recebeu uma chance, passou dos três meses de experiência e gostaram muito dele”.
O pai de Renan, Ronaldo Lupo da Silva, ressaltou que o ambiente na loja é propício para o trabalho do filho. “Sempre acreditamos no potencial dele. Em muitos casos, os funcionários PcD encontram dificuldades. Em outras situações, como a dele, encontram carinho e se desenvolvem ainda mais”.
Já uma das gerentes da loja, Glaucia Mercedes de Andrade, diz que o atende desde pequeno. “Quando eu era vendedora, ele já era cliente. O sonho dele era trabalhar conosco”. Segundo ela, o jovem é um dos funcionários mais queridos pelos colegas.
É um rapaz muito inteligente e está sempre disposto. Cuida muito bem do setor de futebol, que ele gosta bastante. Toda vez que falo sobre isso, sinto vontade de chorar, pois ele mora no meu coração.
— Glaucia Mercedes de Andrade, gerente da loja
Ao g1, Renan acrescenta que está feliz no atual emprego, mas planeja conquistar ainda mais dentro do estabelecimento. “Quero continuar trabalhando bastante aqui e sonhando cada vez mais alto. Quem sabe um dia eu possa me tornar gerente”.
Publicar comentários (0)