G1 Mundo

Jovem que morreu em ataque do Hamas durante rave em Israel teve carro alvejado com tiros ao tentar fugir, diz família brasileira

today16 de outubro de 2023 15

Fundo
share close

Gavriel Yishay Barel foi enterrado nesta segunda-feira (16) em Tsefat, ao Norte de Israel, na região da Galiléia.

“Ele e outros dois amigos entraram no carro, quando foram surpreendidos pelos tiros. Um amigo conseguiu correr para um lado, ir até uma casa e sobreviveu. O outro correu também, mas foi capturado e metralhado junto com um grupo de 13 jovens. Foram colocados em uma cerca entre a Faixa de Gaza e Israel. Já meu sobrinho não sabíamos o que tinha ocorrido”, afirmou Meire Varella, tia de Gavriel.

“Ele estava desaparecido até ontem, 15 de outubro, quando o meu irmão soube que o corpo havia sido encontrado e identificado. E foi mais terrível ainda porque estava em videochamada com meu irmão, quando ouvi o momento que a polícia de Israel chegou e o informou. Foi horrível. Não parava de chorar”, contou.



Gavriel Yishay Barel — Foto: Arquivo Pessoal/Meire Varella

Segundo Meire, Gavriel nasceu em Israel em 2001, mas chegou a morar brevemente em São Paulo com a família, formada por cinco filhos: Uriel, Abraham e Guittit (gêmeos), Gavriel e Yudah.

“Faz 30 anos que meu irmão foi para Israel estudar judaísmo ortodoxo, mas nesse tempo chegou a voltar para o Brasil e morar brevemente em São Paulo. Gavriel sempre foi o que mais se identificou com o país, tanto que sofreu ao voltar para Israel. Ele amava a nossa cultura, o futebol e a música. Até por isso que resolveu ir ao festival, por saber que haveria música brasileira. Já os irmãos não quiseram ir”, disse a tia.

Gavriel Barel, israelense com cidadania brasileira vítima de um dos ataques do Hamas — Foto: Reprodução / Acervo pessoal

Atualmente, o irmão de Meire mora em Haifa, ao Norte de Israel, após se divorciar. Já Gavriel morava com a mãe, em Ashkelon, cidade a menos de 15 quilômetros da Faixa de Gaza.

“Apesar de toda a situação complicada, meu irmão está tentando manter a calma e se apegando na fé. Ele ficará 7 dias de luto religioso e disse pra mim que, apesar de tudo que o Hamas está fazendo, está tentando não ter ódio”.

“Aqui no Brasil nossa família está arrasada. Meus filhos estão arrasados. Um deles nem foi para a faculdade e fui até visitá-lo. Sensação horrível demais. Muito triste. Desde quando soubemos da guerra, nossa família ficou apreensiva”.

Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu morreram após ataque do Hamas a Israel — Foto: Arquivo pessoal; reprodução

O governo federal confirmou, até o momento, a morte de três brasileiros em Israel. Todos eles também estavam na festa rave.

Brasileira Karla Stelzer Mendes, morreu após ataque do Hamas — Foto: Reprodução/TV Globo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

versao-final-de-texto-do-brasil-para-conselho-de-seguranca-da-onu-condena-ataques-do-hamas-e-cobra-fim-de-bloqueio-de-israel

G1 Mundo

Versão final de texto do Brasil para Conselho de Segurança da ONU condena ataques do Hamas e cobra fim de bloqueio de Israel

Documento será apresentado pelo governo brasileiro, atualmente na presidência do no Conselho de Segurança da ONU, que fará sessão aberta nesta segunda (16). Diplomacia brasileira também costura em paralelo votação de corredor humanitário. Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o conflito entre Israel e Hamas, na última sexta (13), em Nova York — Foto: UN Photo/Rick Bajornas O comunicado final que o Brasil apresentará nesta segunda-feira (16) ao […]

today16 de outubro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%