G1 Santos

Júri popular de PM suspeito de participar de atentado contra Solange Freitas deve acontecer em setembro

today20 de julho de 2022 124

Fundo
share close

Somente um dos acusados será julgado, já que o outro suspeito está foragido desde que teve a prisão decretada em novembro de 2020.

O Polícia Militar Rodoviário Gustavo Pavlik irá a júri popular em setembro deste ano por participar do atentado contra a jornalista Solange Freitas. — Foto: g1 Santos/ Reprodução TV Tribuna



O Tribunal de Justiça do estado de São Paulo (TJ-SP) marcou para o dia 20 de setembro deste ano o júri popular do acusado de participar do atentado contra a jornalista Solange Freitas, que ocorreu em novembro de 2020. Na época, a ex-candidata à Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, teve o carro alvejado enquanto passava por uma avenida da cidade.

O policial militar rodoviário Gustavo de Souza Militão Pavlik passará pelo julgamento no Fórum de São Vicente, a partir das 10h. O PM teve a prisão temporária decretada pela Justiça uma semana após o crime e foi encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes, na capital paulista, onde se encontra até o momento.

Carro da candidata à Prefeitura de São Vicente, Solange Freitas (PSDB), é alvo de balas — Foto: G1 Santos

As investigações da Polícia Civil apontaram Pavlik como um envolvidos no atentado. Por meio dele, os policiais chegaram até outro suspeito, Diego Nascimento Pinto, que teve a prisão preventiva decretada em janeiro, mas permanece foragido.

Em setembro de 2021, O Ministério Público pediu ao TJ que tanto Pavlik quanto Pinto fossem à júri popular diante do material do inquérito policial instaurado na época. O PM vai à júri para responder pelo crime de tentativa de homicídio qualificado.

Considerado falso suspeito pela Polícia Civil, homem se apresentou no sábado (14) na Delegacia Sede de São Vicente, SP. — Foto: Carlos Nogueira/Jornal A Tribuna

Dias após o crime, um homem de 33 anos chegou a se apresentar na Delegacia Sede de São Vicente, alegando ser o autor do atentado contra a candidata. Porém, a Polícia Civil alegou que ele é um falso suspeito, pois as versões apresentadas pelo rapaz não correspondem com as investigações.

Os policiais identificaram que a versão deste homem foi limitada aos fatos e imagens veiculadas pela mídia. Além disso, não coincidiram com o que já havia sido apurado pela equipe de investigação, principalmente, em relação ao trajeto de antes e depois ao atentado e do contato feito com outro suspeito pouco antes da tentativa de homicídio, que lhe indicou o carro da vítima.

Carro de Solange Freitas, candidata a prefeita de São Vicente, é alvejado por tiros

Carro de Solange Freitas, candidata a prefeita de São Vicente, é alvejado por tiros

A candidata Solange Freitas e outras quatro pessoas passavam pela Avenida Monteiro Lobato, na Vila Voturuá, por volta das 10h30 do dia 11 de novembro, quando um motociclista se aproximou do veículo e atirou na direção da janela do passageiro. Após disparar, o condutor acelerou a motocicleta e fugiu.

Um vídeo (veja acima), obtido com exclusividade pelo produtor da TV Tribuna Luiz Linna, mostra o momento em que a moto se aproxima do carro da candidata e efetua os disparos. Depois, acelera e foge.

“O foco era onde eu sento, que é geralmente na frente”, explicou Solange em entrevista ao g1, na época. Ela acredita que alguém estava seguindo o carro em que estavam. “Não vejo outro motivo a não ser política. Para quê iam fazer isso? Não imaginava que ia chegar a isso. Não é um ataque só a mim. Eles querem que eu desista, mas eu não vou”, disse após o ocorrido.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-leva-facada-durante-briga,-invade-casa-para-fugir-e-e-encontrado-ferido-em-area-de-mata;-video

G1 Santos

Homem leva facada durante briga, invade casa para fugir e é encontrado ferido em área de mata; VÍDEO

Caso aconteceu em Apiaí, no interior de São Paulo. Agressor não foi localizado. Vídeo mostra homem levando facada durante briga em Apiaí, no interior de SP Um homem foi esfaqueado, durante uma briga próxima a uma quermesse, em Apiaí, no interior de São Paulo. Em um vídeo obtido pelo g1, é possível ver o momento da agressão e ouvir as pessoas desesperadas em volta (veja acima). Após ser esfaqueado no […]

today20 de julho de 2022 114

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%