G1 Mundo

Justiça condena membros do grupo que liderou invasão ao Capitólio

today5 de maio de 2023 6

Fundo
share close

Entre os condenados está o ex-líder do movimento, Enrique Tarrio. Ele e mais 3 membros do grupo foram acusados de “conspiração sediciosa” quando tentaram impedir a transferência pacífica de poder de Donald Trump para Joe Biden.

A acusação acarreta uma possível sentença de prisão de até 20 anos.

O julgamento dos membros do Proud Boys foi o mais longo de todos os decorrentes do ataque ao Capitólio, com o júri de 12 membros no tribunal federal em Washington ouvindo cerca de 50 dias de depoimentos desde janeiro.



Enrique Tarrio durante evento do grupo “Proud Boys” em Portland nos EUA em 17 de agosto de 2019 — Foto: Noah Berger/AP

Tarrio não estava em Washington em 6 de janeiro, mas os promotores disseram que ele organizou e dirigiu o ataque dos Proud Boys que invadiram o Capitólio.

Um advogado de Tarrio tentou colocar a culpa em Trump, argumentando que o ex-presidente incitou o ataque da multidão pró-Trump quando instou a multidão perto da Casa Branca a “lutar como o diabo”.

Além de Tarrio, os outros “Proud Boys” acusados são Ethan Nordean, Joseph Biggs e Zachary Rehl.

Manifestantes se agrupam durante evento da invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 — Foto: Shannon Stapleton/REUTERS

O júri não chegou a um veredito sobre conspiração sediciosa ou conspiração para obstruir um processo oficial de Dominic Pezzola, o único réu no caso que não desempenhou um papel de liderança na organização.

As condenações após um julgamento que durou quase quatro meses deram outra vitória ao Departamento de Justiça dos EUA, que persegue acusações criminais contra mais de 1.000 pessoas decorrentes da violência no Capitólio por partidários do então presidente republicano Donald Trump. Vários membros de outro grupo de milícia de extrema-direita, os Oath Keepers, foram condenados em julgamentos anteriores.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

barras-de-predio-em-construcao-caem-sobre-fiacao-eletrica-e-moradores-de-guaruja,-sp,-ficam-sem-energia;-video

G1 Santos

Barras de prédio em construção caem sobre fiação elétrica e moradores de Guarujá, SP, ficam sem energia; VÍDEO

Acidente aconteceu nesta quinta-feira (4). Ninguém ficou ferido. Estrutura de ferro de prédio em construção cai sobre fiação elétrica e derruba energia Barras de ferro usadas na construção de um prédio em Guarujá, no litoral de São Paulo, caíram sobre a fiação elétrica em frente à obra nesta quinta-feira (4), o que interrompeu o fornecimento de energia em trecho do bairro Pitangueiras. Segundo a construtora Construmoura, ninguém ficou ferido. A […]

today4 de maio de 2023 27

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%