G1 Mundo

Justiça determina 18 meses de prisão preventiva para Pedro Castillo, ex-presidente do Peru

today16 de dezembro de 2022 53

Fundo
share close

Durante o período, as autoridades investigarão a tentativa de autogolpe que resultou no impeachment e na prisão do ex-líder do país.


Presidente peruano, Pedro Castillo, durante pronunciamento à população em 6 de dezembro de 2022 — Foto: Jhonel RODRIGUEZ / Peruvian Presidency / AFP



A Suprema Corte do Peru decidiu nesta quinta-feira (15) que a prisão preventiva do ex-presidente do país, Pedro Castillo, deve durar ao menos 18 meses. Durante o período, as autoridades investigarão a tentativa de autogolpe que resultou no impeachment e na prisão do ex-líder peruano na semana passada.

A decisão judicial não tocou no mérito das acusações de rebelião enfrentadas por Castillo, mas apenas se ele pode ou não ser mantido na prisão enquanto os promotores conduzem suas investigações sobre as acusações, que também incluem o crime de formação de quadrilha.

O juiz Cesar San Martin Castro anunciou o prolongamento da sentença, que inicialmente era de apenas alguns dias, depois que o Congresso retirou de Castillo o privilégio que impede os presidentes do Peru de enfrentarem acusações criminais.

O ex-presidente e sua equipe jurídica se recusaram a participar da audiência virtual de quinta-feira, argumentando que faltavam “garantias mínimas”. Castillo foi representado por um defensor público.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

presente-da-ucrania-a-policial-polones-explode-e-fere-duas-pessoas

G1 Mundo

Presente da Ucrânia a policial polonês explode e fere duas pessoas

O comandante de polícia polonês, Jaroslaw Szymczyk, recebeu o pacote em uma visita de trabalho a Kiev no começo da semana, informou o Ministério do Interior da Polônia nesta quinta-feira. Com a explosão, Szymczyk sofreu ferimentos leves e foi levado a um hospital, onde permanece internado em observação. Um funcionário civil também ficou ferido, mas não precisou de atendimento médico. A explosão aconteceu em uma sala ao lado do escritório […]

today16 de dezembro de 2022 51

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%